Notícias

Voltar

Produtividade

Debates

Produtividade

O debate sobre o ritmo de crescimento da economia brasileira tem renovado o interesse dos analistas no tema da produtividade. Isso trouxe a relevância da discussão para os especialistas da área. O tema foi debatido na sexta (31), em oficina organizada pelo CGEE, em conjunto com o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. O evento aconteceu na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo da reunião foi contribuir na elaboração de uma agenda alternativa para promover o aumento da produtividade de modo compatível com o desenvolvimento inclusivo. A intenção é que o Brasil possa modificar positivamente o seu padrão de inserção na economia internacional.

Para a assessora técnica do CGEE, Mayra Juruá, é necessário elaborar uma agenda que identifique claramente os obstáculos e as oportunidades existentes para aumentar os índices de produtividade nacional.

"Esse aumento é essencial para melhorar a competitividade e para aumentar a capacidade de produzir no Brasil os bens e serviços indispensáveis para atingir o nível de bem-estar almejado pela população brasileira", afirma.

Para realizar os debates foram convidados representantes de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Fundação Perseu Abramo, Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.