Notícias

Voltar

Projetos do CGEE compõem a programação da SNCT

SNCT

Projetos do CGEE compõem a programação da SNCT

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) e a Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil 2019 foram temas de palestras realizadas pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As apresentações aconteceram nos dias 22 e 23 de outubro, respectivamente. O evento ocorre até domingo (27), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

O coordenador do Oics pelo CGEE, Marco Lobo, destacou que o intuito do projeto é auxiliar o gestor público a tornar as cidades mais sustentáveis. “O observatório é uma plataforma virtual onde serão apresentados o monitoramento, a organização e a exibição de soluções sustentáveis inovadoras para cidades brasileiras”, afirmou. A iniciativa integra o projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

Além do CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis, a Agência Recife de Inovação (Aries), o Porto Digital e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF) são coexecutores do CITinova. O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e tem como agência implementadora a ONU Meio Ambiente. 

Por sua vez, a palestra sobre a Pesquisa sobre a Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil foi realizada pela coordenadora do projeto pelo Centro, Adriana Badaró. A assessora técnica lembrou alguns resultados obtidos com o estudo, como o índice de 73% da população que considera que a C&T traz mais benefícios que malefícios para a sociedade.

Essa é a quinta edição da pesquisa, uma demanda do MCTIC ao CGEE. O objetivo é conhecer a visão, o grau de informação e o interesse dos brasileiros em relação ao tema e, com isso, subsidiar tomadas de decisão no âmbito governamental. “Com esses resultados, é possível obter fundamentos para formular políticas públicas em C&T, seja para incentivar a educação científica, seja para melhorar a sua divulgação”, destacou Badaró. “Esse tipo de pesquisa é importante para estimular os jovens a ter uma carreira científica”, disse. 

SNCT

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, abriu a exposição, na segunda-feira (21), ao lado de diversos atores da C&T no setor público. O titular da pasta lembrou que a iniciativa acontece em diversas cidades brasileiras. “Um evento como esse traz a ciência e a tecnologia para próximo das pessoas de maneira a desmistificar a ciência”, ressaltou o ministro. “Existe a possibilidade da sociedade ver a ciência e a tecnologia no dia a dia”, lembrou.  

Nesse ano, a temática da SNCT é Biodiversidade: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. Durante a abertura, Marcos Pontes divulgou o tema da 17ª edição do evento, que será Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira.

O Centro participa da exposição, ainda, por meio de um stand, que contém painéis interativos. Além da própria Pesquisa sobre a Percepção Pública da C&T, o Projeto Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) é divulgado na ocasião.