Notícias

Voltar

Promoção da Bioeconomia é tema de debate entre INT e CGEE

Parceria

Promoção da Bioeconomia é tema de debate entre INT e CGEE

Na tarde da última quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promoveu o lançamento do Seminário Novos Futuros – Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Tecnológico. O evento aconteceu no âmbito do centenário do INT e contou com a participação de representantes de entidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
 
A abertura oficial do seminário contou com a participação da diretora do INT, Ieda Caminha, e do presidente do CGEE, Marcio Miranda. Em 100 anos de atuação, o instituto tem em sua trajetória o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e serviços, buscando soluções para os problemas que impactam o setor produtivo. “Nós acreditamos que estamos contribuindo para o desenvolvimento de novas competências técnicas, especialmente aquelas relacionadas à transformação digital”, afirmou Ieda Caminha.
 
Em sua fala, o presidente do CGEE, Marcio Miranda, destacou a importância do INT para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e felicitou os colaboradores e parceiros da instituição. “É com muita alegria que nós do CGEE estamos engajados no processo de planejar as atividades do centenário do instituto", observou. 
 
Dando continuidade à programação do seminário, o Painel Estratégico contou com a presença de representantes de entidades do SNCTI, que atuam com o planejamento de políticas e ações relacionadas à bioeconomia. O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), abriu o debate abordando os "Desafios da Bioeconomia no Brasil". Na sua apresentação, o presidente trouxe iniciativas que podem ser desenvolvidas em território nacional para a promoção da bioeconomia. "Temos que olhar para o futuro e já pensar nele, planejar. Porque outros países estão fazendo isso e o Brasil não pode ficar atrás," ressaltou.
 
O coordenador-geral de bioeconomia do MCTI, Bruno Nunes, apresentou ações que estão sendo realizadas pelo ministério para o desenvolvimento da bioeconomia brasileira. Foram projetos como Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio), iniciativa que busca responder perguntas sobre o tema no país. Já a diretora de Ciências do Instituto Serrapilheira, Cristina Caldas, destacou a importância de uma consolidação e integração de saberes para a criação e promoção de um ambiente favorável para a bioeconomia. Encerrando a programação, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), Thiago Falda, destacou iniciativas no território nacional favoráveis para o desenvolvimento da bioeconomia. 

O seminário foi transmitido pelo YouTube e contou com a presença de mais de 100 participantes. A íntegra está disponível no canal do INT, para assistir acesse este link.