Notícias

Voltar

Publicação do CGEE é destaque no Portal de Revistas da USP

Resenha

Publicação do CGEE é destaque no Portal de Revistas da USP

O livro "Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil" foi destaque de uma resenha publicada no Portal de Revistas da Universidade de São Paulo (USP). A publicação foi lançada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em 2020 e destaca a importância das CHSSALLA  para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. 

Dividido em duas partes – “Panorama das CHSSALLA 2006-2016” e “CHSSALLA para o desenvolvimento científico nacional” –, a publicação conduz o leitor ao universo brasileiro das Ciências Humanas, de acordo com a resenha escrita pelos professores Weiny César e José Renato Batista, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Rafael Lopes, da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. 

O livro é resultado de dezenas de workshops e reuniões para análise coletiva de dados, com a participação de pesquisadores de diversas áreas, comunidades científicas e instituições. A pesquisa usou bases de dados públicas e analisou a produção científica de mais de 67 mil pesquisadores, incluindo quase 50 mil teses de doutorado. O Diagnóstico apresenta os resultados desta pesquisa que confirma a importância e a transversalidade das CHSSALLA para o desenvolvimento equilibrado da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil. 

“O Diagnóstico CHSSALLA tem sua máxima qualidade e razão de ser na articulação que produz entre ciência e política: o relatório é um aporte científico instrumental que deseja indicar à política a imprescindibilidade de que decisões tomadas para o desenvolvimento nacional devem levar em conta as contribuições das CHSSALLA brasileiras”, destacam os autores da resenha. 

Para Mayra Juruá, coordenadora do projeto CHSSALLA e assessora técnica do CGEE, a resenha mostra uma leitura atenta do conteúdo da publicação e lança importantes questões a serem desdobradas. “Uma resenha como a feita pelos pesquisadores da UFMS amplifica o diálogo que o Diagnóstico se propôs desde o início a fomentar: as reflexões de diversas áreas sobre si mesmas, sobre o conjunto das CHSSALLA e sobre o próprio desenvolvimento científico nacional”, ressalta. 

O trabalho foi financiado pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e conduzido pelo CGEE, sendo idealizado pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas (FHCSSA), entidade que representa 54 associações e sociedades científicas. “É preciso destacar o papel central do comitê de governança do projeto na legitimação e divulgação do projeto CHSSALLA. Tanto o MCTI como as diversas sociedades científicas que participaram do projeto foram incansáveis na divulgação dos resultados e na circulação da publicação”, afirmou Mayra. 

Acesse a publicação gratuitamente: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE-2020-CHSSALLA.pdf