Notícias

Voltar

Realizada a 1ª Reunião da Comissão Organizadora para a 5ª CNCTI

Conferência

Realizada a 1ª Reunião da Comissão Organizadora para a 5ª CNCTI

Na tarde desta quinta-feira (28), foi realizada a 1ª reunião da Comissão Organizadora para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Convocada oficialmente pelo decreto presidencial nº 11.596 de 12 de julho de 2023, a iniciativa será organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e terá como tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido". O encontro acontecerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília (DF). 

A abertura do debate foi realizada pelo diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo. Ele falou um pouco sobre a instituição e sobre a realização das conferências anteriores. Em seguida, foi a fala do secretário geral da 5ª CNCTI, Sérgio Rezende. O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação deu um panorama do que já foi debatido e resolvido até o momento em relação à 5ª CNCTI, assim como apresentou o organograma da governança e as instituições convidadas para integrarem a comissão executiva. Ele informou que há previsão de participação de 54 instituições na instância. 

Por sua vez, o secretário-geral adjunto da 5ª CNCTI, Anderson Gomes, apresentou a proposta de organização das reuniões temáticas, com os eixos, temas, subtemas, local, anfitriões, datas e instituições participantes. Esses encontros também serão anteriores à realização da 5ª CNCTI. 

A reunião contou, ainda, com a contribuição de 18 representantes de diversas instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. De maneira geral, eles colocaram essas entidades à disposição da organização da conferência. Entre elas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti); a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Após as considerações dos participantes, o secretário-geral da 5ª CNCTI, Sergio Rezende, solicitou o envio, por e-mail, das sugestões de cada instituição. As contribuições deverão ser consolidadas pela equipe do CGEE que atua na organização da conferência.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.