Notícias

Voltar

Realizado o 1º webinar do projeto Energy Big Push 2.0

energia

Realizado o 1º webinar do projeto Energy Big Push 2.0

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) organizou, em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o 1º webinar do projeto Energy Big Push 2.0 (EBP2.0), com o tema “Inovação em energia no Brasil, como medir?”. A programação foi implementada pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e pela Cooperação Técnica Alemã (GIZ), no âmbito do programa Euroclima+. O evento ocorreu às 10h30 do dia 29, pela plataforma Zoom e foi aberto ao público.

A abertura contou com a participação do diretor-presidente do CGEE; do presidente da EPE; do diretor do escritório da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) em Brasília; e do chefe do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil. Os líderes agradeceram a presença dos mais de 150 espectadores e enfatizaram que o seminário não só vai contribuir no setor energético, como também esperam que o EBP seja um exemplo para a elaboração de políticas públicas.

Em seguida, ocorreram palestras. A primeira foi com representantes do CGEE e da EPE, onde foram apresentadas as trajetórias do EBP e da plataforma Inova-e. De acordo com os palestrantes, o projeto começou a se desenvolver na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP21) e, a partir desse contexto, foram desenvolvidos pilares, eixos e a própria plataforma, que se baseia na classificação da International Energy Agency (IEA). Acesse a Inova-e por este link.

A segunda palestra foi realizada por um professor, representando uma equipe composta por acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) -Campinas. Foram apresentados os resultados e os indicadores desenvolvidos a partir de pesquisas feitas pela equipe.Para concluir o webinar, foi conduzido um debate com os participantes, que puderam se manifestar por vídeo e áudio. A gravação está disponível no canal do YouTube do CGEE.

Sobre o EBP

Em 2018, quando o Brasil participou da iniciativa internacional Mission Innovation (aliança para colaboração no aumento dos investimentos em inovação em energias limpas), representado pelo Itamaraty e a EPE, ficou evidente o desafio de reportar os investimentos do país em pesquisa e desenvolvimento em energia. Na busca por este objetivo, o governo brasileiro encontrou como parceiros o CGEE e a Cepal, no âmbito da sua iniciativa Big Push para a Sustentabilidade. Desta ampla convergência de motivações nasceu, em 2019, o Energy Big Push (EBP).

Em 2020, no âmbito do EBP, o Ministério de Minas e Energia (MME) instruiu a EPE a estruturar uma plataforma em seu sítio eletrônico, de forma a disponibilizar aos mais diversos públicos interessados os resultados até então obtidos e possibilitar a atualização anual dos mesmos. Assim, com o apoio financeiro do Reino Unido e sob coordenação da EPE, execução do CGEE e do Programa de Energia para o Brasil (BEP) do Reino Unido, foi concretizada a plataforma digital Inova-e.

Em 2022 e 2023 espera-se que a plataforma seja expandida com novos dados no âmbito do EBP2.0, com o apoio do Programa Euroclima+, por solicitação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do MME.

Para mais informações sobre o EBP, acesse este link.