Notícias

Voltar

Realizado o 4º webinar do Energy Big Push 2.0

Energy Big Push 2.0

Realizado o 4º webinar do Energy Big Push 2.0

As patentes verdes e a transição energética foram o tema principal do 4º webinar do projeto Energy Big Push (EBP) 2.0, realizado às 10h do dia 6, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), na plataforma Zoom. Com os objetivos de dialogar sobre a importância das patentes e os fatores-chave de incentivo para acelerar o desenvolvimento de tecnologias energéticas de baixo carbono no Brasil; lançar o novo módulo de indicadores de patentes da plataforma inova-e e ampliar seu acesso; e anunciar o lançamento de um informe sobre o tema, o evento “Patentes verdes e a Transição Energética brasileira - Dados e informações sobre patentes no contexto da transição energética no Brasil” contou com a participação de uma mesa de especialistas.

O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, abriu a programação agradecendo a colaboração dos parceiros do evento e saudando a audiência. “É um grande prazer participar de mais um dos eventos do EBP 2.0. Gostaria de iniciar agradecendo aos nossos parceiros, pois temos uma colaboração muito bem consagrada depois de vários eventos juntos. Nós estamos entrando nessa parte de patentes verdes e o processo de transição energética e vamos lançar este novo módulo, que faz parte da plataforma inova-e, uma iniciativa do CGEE e outras instituições, resultado direto dos esforços do Energy Big Push”, afirmou. 

O diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Eduardo Soriano, representando o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guilherme Calheiros, destacou a importância das patentes verdes e parabenizou o trabalho do Centro, que é uma das vinculadas ao ministério. Em seguida, o superintendente adjunto na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Gustavo Nassif, e o analista de Pesquisa Energética da EPE, Daniel Moro, apresentaram a plataforma inova-e e o seu novo módulo, de patentes verdes. Acesse-a por este link.

Dando início às palestras dos especialistas, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), André Furtado, falou sobre indicadores de patentes verdes em energia. Fazendo um panorama nacional do patenteamento verde em energia em diversos aspectos, ele apresentou a evolução do patenteamento desde os anos 2000 e destacou o aumento da cooperação entre os estados.

A pesquisadora em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Cristina D’Urso, trouxe dados e estatísticas sobre o sistema de patentes brasileiro, em especial o de patentes verdes em energia. Já o diretor adjunto de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Miranda, discorreu sobre a ecoinovação no Brasil e patentes em energias renováveis.

O coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Lucas Ribeiro, apresentou o Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI) da instituição, que aborda a transição energética e temas estratégicos. Em seguida, o coordenador de Mobilização Empresarial da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Fábio Cavalcante, comentou sobre a atuação da Embrapii no sistema de inovação nacional.

O encerramento do evento contou com falas do diretor-presidente do CGEE; do diretor do escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em Brasília, Carlos Mussi; e do diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado. Os três agradeceram a participação de todos e a parceria das instituições. Rizzo, agradeceu, ainda, o apoio do MCTI e da equipe do CGEE na realização do evento.

As apresentações e os slides estarão disponíveis na página do projeto do EBP. Acesse-os por este link. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail energybigpush@cgee.org.br. A gravação do webinar já está disponível no canal do YouTube do CGEE neste link.

Sobre o EBP

O EBP é uma iniciativa no âmbito do Diálogo entre o Programa Euroclima+ e o Brasil. Foi aprovada a Ação Priorizada 3 “Energy Big Push 2.0 - Impulsionando a inovação para a transição energética sustentável no Brasil”, executada pelo CGEE, em parceria com a EPE e implementada pela Cepal e pela Cooperação Técnica Alemã (GIZ). O seu objetivo é promover mais e melhores investimentos em energia sustentável no Brasil, com foco em inovação, por meio do fornecimento de informação estratégica e conhecimento em ciência, tecnologia e inovação.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.