Notícias

Voltar

Rede Brasil do Pacto Global realiza webinar sobre ODS no Setor Elétrico Brasileiro na sede do CGEE

SebLab

Rede Brasil do Pacto Global realiza webinar sobre ODS no Setor Elétrico Brasileiro na sede do CGEE

A Rede Brasil do Pacto Global realizará, no dia 19 de março, a oficina “Integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Setor Elétrico Brasileiro (SEB): indicadores e metas”, como parte da segunda etapa do projeto “Integração dos ODS no SEB”. A edição, que será realizada no formato de webinar, conta com a parceria da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). 

O objetivo é promover o diálogo para identificar indicadores e propor metas para o setor. Nessa fase, as oficinas, chamadas SEBLab, priorizam cinco, dos 17 objetivos. São eles: ODS 7, 8, 9, 11 e 13. Esses objetivos se relacionam com os temas de energia, trabalho, indústria, inovação, infraestrutura, cidades sustentáveis e mudança global do clima.

O evento busca reunir profissionais do setor elétrico nos âmbitos público e privado. A rede realizou, em 2019, encontros nas regiões Sul e Sudeste, e percorrerá as demais ao longo desse ano. O projeto tem apoio da AES Tietê; da EDP Brasil; da Enel; da Celeo Redes; da CPFL Energia; e da MRV Engenharia. 

No encontro, haverá uma apresentação sobre o projeto Energy Big Push (EBP), desenvolvido pela Cepal e pelo CGEE. A iniciativa visa apoiar a promoção de mais investimentos públicos e privados em energias sustentáveis, com foco em inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. 

O coordenador do projeto EBP pelo Centro, Marcelo Poppe, explica a relação da iniciativa com os ODS, por meio dos estudos sobre energias sustentáveis. “Para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no setor de energia em geral, é preciso trabalhar com energias limpas e soluções energéticas sustentáveis, que é o foco do Energy Big Push nos seus diferentes eixos de atuação”, afirma.

São parceiros do EBP os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), das Relações Exteriores (MRE) e de Minas e Enegia (MME); a Empresa de Pesquisa Energética (EPE); a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e a International Energy Agency (IEA, na sigla em inglês).

O evento, que ocorrerá das 8h às 18h, é aberto ao público. Para receber o link e a senha de acesso ao portal em que o webinar será transmitido, inscreva-se: https://is.gd/13zrPq.