Notícias

Voltar

Repensar o Agora: CGEE promove evento para debater efeitos da pandemia na comunidade

Inovação

Repensar o Agora: CGEE promove evento para debater efeitos da pandemia na comunidade

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, ontem (15), o webinário “Repensar o Agora”. O encontro reuniu comunidades do Distrito Federal com o objetivo de realizar uma reflexão conjunta sobre os impactos da atual crise na vida profissional, pessoal e emocional de cada cidadão. O evento integra o projeto “Repensar a Metrópole” que, desde 2020, promove encontros remotos com lideranças locais e já passou por dezenove regiões administrativas do DF. 

O “Repensar o Agora” contou com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A conversa foi conduzida pela professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil, Lúcia Helena Galvão, e pelo empreendedor social e fundador do movimento “Transforma Brasil”, Fábio Silva. O evento  contou ainda com a presença da diretora do CGEE, Regina Silvério; do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da Comissão Senado do Futuro; e da especialista em “Teoria U”, Janine Saponara. 

A professora de filosofia Lúcia Helena Galvão lembrou de pontos positivos sobre a humanidade. "A cada notícia ruim que recebemos pela mídia, existem pelo menos 3 pessoas fazendo coisas que estão mudando a vida dos outros. É como se você imaginasse que a humanidade tem os seus abismos, os seus pontos mais baixos, mas também tem suas montanhas, os seus pontos mais elevados", refletiu.

Ao falar sobre empreendedorismo social, o fundador do movimento “Transforma Brasil”, Fábio Silva, contou sobre o seu trabalho com voluntariado. Atualmente, a plataforma possui mais de 1 milhão e 300 mil brasileiros cadastrados fazendo trabalho voluntário no país. “O voluntariado não é apenas fazer o bem, mas sim uma solução. Estou aqui para dizer que nós somos a mudança que queremos ver no mundo”, afirmou. 

A diretora do CGEE destacou a importância do projeto Repensar o DF, que tem como foco ouvir as comunidades para a criação de documentos que auxiliem na construção de políticas públicas para a região. “Escutar a população e trazer essa diversidade de olhares é importante porque quem entende das dificuldades e até das soluções são os próprios cidadãos. As políticas públicas não podem sair só de gabinetes”, afirmou. 

De  janeiro a abril deste ano, o projeto Repensar a Metrópole promoveu 57 seminários que contaram com a participação de mais de 2 mil pessoas de 19 regiões administrativas do DF. “Essa contribuição que cada um de vocês traz, com a sua experiência e a sua vivência, contribuiu muito para a segunda etapa do projeto, que é a elaboração das políticas públicas, e certamente vai contribuir com a implementação”, ressaltou a diretora. 

Sobre o Repensar a Metrópole - Construir cidades mais conectadas com os anseios da população e estimular o desenvolvimento de tecnologia e inovação a partir da criação de um planejamento de longo prazo. A região metropolitana do Distrito Federal foi escolhida como ambiente de referência do projeto para o debate de temas mobilizadores de futuras proposições de políticas públicas.

A iniciativa, inédita, promoveu seminários e diálogos em dezenove regiões administrativas para, junto com a população, entender quais são as prioridades para cada uma delas nos próximos dez anos.

A partir dos encontros, os participantes se uniram para propor soluções e formatar projetos nas áreas de infraestrutura urbana, preservação ambiental, saúde, segurança, educação, cultura & lazer, desenvolvimento social e comercial, entre outros.

Ao todo, mais de 2 mil pessoas estiveram envolvidas no programa, que além de ouvir os moradores, formata projetos e os leva até um grupo de especialistas que está montando um plano de desenvolvimento para que o Distrito Federal sirva de modelo para todo o Brasil.

Confira, na íntegra, o webinar “Repensar o Agora” e conheça mais sobre essa iniciativa e quem está por trás dela.