Notícias

Voltar

Resultado de propostas selecionadas para a Iniciativa Amazônia+10 é divulgado

Amazônia+10

Resultado de propostas selecionadas para a Iniciativa Amazônia+10 é divulgado

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgou, no dia 31, a lista de propostas submetidas para a Chamada nº 003/2022 – Iniciativa Amazônia+10 que se enquadram nas diretrizes do edital e estão habilitadas para avaliação. Ao todo, 152 projetos foram submetidos e 97 se enquadram nas diretrizes e foram habilitados para serem avaliados pelo Comitê Gestor da chamada na próxima etapa.
 
A Iniciativa Amazônia+10 é um programa de desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação proposto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e organizada no âmbito do Confap, com o intuito de promover ações de CT&I que sejam úteis e convergentes para o fortalecimento de ações concretas, no âmbito da região da Amazônia Legal, mas com potencial de replicação.
 
O objetivo é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Os investimentos totalizam mais de R$ 50 milhões. Acesse a íntegra da chamada neste link. 
 
De acordo com o edital, as propostas devem ter a participação de pesquisadores responsáveis de pelo menos três Estados das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente vinculado a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou ainda de empresas, com sede nos Estados da região Amazônica (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Amapá).
 
O resultado final das propostas selecionadas será anunciado no dia 11 de novembro, no site www.confap.org.br e pelas FAPs envolvidas via contato direto com os pesquisadores. 
 
 
CGEE na iniciativa Amazônia+10 
 
Por demanda do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Confap, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) solicitou ao CGEE a realização de um estudo para atualizar contribuições anteriores sobre as estratégias de CT&I para a Amazônia Legal, assim como levantar demandas de projetos prioritários de pesquisa e inovação na região. 
 
A parceria com o Centro busca promover planos setoriais com base em um processo organizado e participativo de definição de temas e campos prioritários para a seleção de projetos tecnológicos. Além disso, serão desenvolvidas carteiras de projetos de pesquisa e inovação que possam receber, alocar e utilizar os recursos financeiros previstos. 
 
Dúvidas gerais sobre a Chamada de Propostas nº 003/2022 e a Iniciativa Amazônia +10 podem ser esclarecidas pelo e-mail: chamadaamazonia10@gmail.com
 
(Com informações do Confap)