Notícias

Voltar

Reunião de especialistas debate desenvolvimento tecnológico e mercado de trabalho

Desenvolvimento tecnológico

Reunião de especialistas debate desenvolvimento tecnológico e mercado de trabalho

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou a reunião de especialistas no âmbito do projeto “Desenvolvimento tecnológico e mercado de trabalho”. O evento aconteceu ontem (09), às 14h30, com o objetivo de aprofundar o debate acerca do tema, buscando contribuir para o diagnóstico da situação brasileira e para o mapeamento de desafios e oportunidades futuras.

Organizada em dois painéis – “Tecnologia e Trabalho no Contexto Global” e “Tecnologia e Trabalho no Contexto Setorial” –, a reunião contou com a participação da assessora técnica do CGEE e coordenadora do projeto, Mayra Juruá, e do diretor do Dieese, Nelson Karam, como moderadores. 

Como convidados, o diretor executivo de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mariano Laplane; o Gerente-executivo da Unidade de Estudos e Prospectiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcio Guerra; a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Juvandia Moreira; e o Coordenador da Estação de Pesquisas de Sinais de Mercado do Núcleo de Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sabado Girardi; e o o professor titular de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da Rede de Pesquisa Solidária e do Observatório da Inovação, Glauco Arbix. 

O presidente do CGEE, Marcio Miranda, e o diretor técnico do Dieese, Fausto Junior, realizaram a abertura do evento. Miranda destacou que o encontro foi importante para trazer mais ideias úteis para o projeto “Desenvolvimento Tecnológico e Mercado de Trabalho”. “Estamos iniciando as nossas atividades e muitas dessas ideias e sugestões podem ser incorporadas na nossa programação de trabalho e o engajamento dos especialistas também”, afirmou. 

O projeto é uma iniciativa do CGEE e tem como foco contribuir para a promoção de políticas públicas capazes de promover simultaneamente o desenvolvimento científico e tecnológico e a preservação e a ampliação do trabalho e emprego qualificados. A reunião de especialistas é um dos primeiros passos dessa iniciativa.