Notícias

Voltar

Secretário-executivo do MCTIC visita CGEE

MCTIC

Secretário-executivo do MCTIC visita CGEE

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elton Zacarias, visitou, ontem (16), a sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Ele foi acompanhado pelo diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (DPO) da pasta, Gustavo Zarif Fraya, e pelo técnico Fábio Barreto. A comitiva se reuniu com a diretoria do Centro e, em seguida, realizou uma visita técnica, onde foi apresentada aos diversos projetos conduzidos pela instituição. 

  Ascom CGEE
    
 

Secretário-executivo do MCTIC em visita ao CGEE

O secretário conheceu ações como o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, a assessora técnica do Centro, Adriana Badaró, explicou que a iniciativa resulta da expertise do CGEE gerada a partir dos serviços de inteligência em CT&I e deverá apontar as oportunidades e desafios do setor. “A ideia é fazer uma convergência entre os interesses do Estado, da academia, da indústria e da sociedade civil. Essa iniciativa se destaca por integrar todas as áreas do Centro”, afirmou. 

Outro projeto apresentado foi o Global Environmental Facility (GEF) para Cidades Sustentáveis. A ação é financiada pelo GEF e desenvolvida, no Brasil, pelo CGEE, em parceria com o MCTIC, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e o Programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo. 

Ascom CGEE  
    

Técnicos do CGEE apresentam ao secretário-executivo projetos da instituição

 

O coordenador do projeto, Cristiano Cagnin, explicou que, no âmbito dessa iniciativa, o CGEE é responsável, em conjunto com o MCTIC, pela criação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. “Vamos mapear soluções para os desafios urbanos, como mobilidade, energia e ambiente construído, para dar suporte à formulação de políticas públicas”, disse. 

Os estudos realizados na área de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação também foram apresentados durante a visita técnica. A coordenadora dos projetos, Sofia Daher, lembrou que atualmente estão sendo desenvolvidos os mapas da Educação Profissional e Tecnológica; e da Educação Superior. “Por meio dos nossos estudos de egressos, podemos oferecer informações estratégicas sobre as dinâmicas econômicas regionais futuras, tendências de demandas de novas profissões e perfis ocupacionais, orientando o planejamento tanto para o ensino superior quanto para a educação técnica”, destacou. 

O secretário obteve, ainda, informações sobre projetos como o que oferecerá subsídios para o Ministério da Educação criar um programa nacional de Centros de Desenvolvimento Regional, sobre o Observatório de Tecnologias Espaciais e sobre as ações desenvolvidas no âmbito da atividade da Agenda Positiva da Mudança do Clima. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.