Notícias

Voltar

Secretário executivo do MCTIC visita CGEE

Inteligência tecnológica

Secretário executivo do MCTIC visita CGEE

O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elton Zacarias, participou, no dia 18, de reunião na sede do CGEE, em Brasília (DF). Na pauta, as diversas ferramentas de inteligência desenvolvidas pelo Centro e que oferecem subsídios para a tomada de decisão em CT&I.  

O presidente do CGEE, Mariano Laplane, destacou que as instituições de CT&I, preocupadas com a questão orçamentária, passam a valorizar ferramentas automatizadas que as ajude a identificar e monitorar os desafios que se impõem para o País. “Isso porque não é o orçamento que deveria nos apontar os desafios e, sim, os desafios que deveriam nos levar à gestão do orçamento”, afirmou.

O diretor executivo do CGEE, Marcio Miranda, lembrou que vários temas já foram trabalhados pelo Centro fazendo uso desse tipo de instrumental. “Temos diversas questões que podem vir a se configurar como desafios estratégicos para o País, como aspectos ligados às tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos, aos desenvolvimentos tecnológicos que afetam a geração e à distribuição de energia a partir fontes alternativas de energia e à produção sustentável de alimentos”, apontou.

De acordo com Miranda, é possível extrair dessas ferramentas, por exemplo, quem são os principais atores que lidam com o tema em questão e que tipo de trabalho estão sendo realizados. “São diagnósticos fundamentados em um grande volume de informações oriundas de fontes diversificadas, que facilitam a análise por especialistas e a tomada de decisão dos gestores”, disse.

Entre os exemplos de ações realizadas, o diretor executivo citou o estudo sobre o tema Produção Sustentável de Alimentos. Foram detalhados os pilares e aspectos dessa temática relacionados a tópicos como agricultura de precisão, o uso da água, integração da lavoura e floresta, pecuária, produção digital doméstica e certificação de origem, entre outras possibilidades.

O diretor executivo lembrou, ainda, que os sistemas complexos de ciência, tecnologia e inovação se articulam por desafios. “Nós podemos apoiar a escolha e o monitoramento de enfrentamento desses desafios de natureza complexa e estratégica”, afirmou. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.