Notícias

Voltar

Seminário debate a avaliação de políticas públicas de CT&I

Políticas de CT&I

Seminário debate a avaliação de políticas públicas de CT&I

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizam, nos próximos dias 12 e 13 de setembro, o 1º Seminário de Avaliação de Políticas Públicas de CT&I. O evento acontece na sede do Conselho, em Brasília (DF). 

 

A abertura do seminário contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, além dos presidentes do CNPq, Mario Neto Borges; do CGEE, Marcio Miranda; e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) será representada pelo diretor Geraldo Nunes Sobrinho. 

 

O objetivo da iniciativa é integrar os participantes em uma rede consistente e sistêmica, como forma de dar visibilidade às informações na área de avaliação e ampliar o debate sobre a estratégia de fomento, promovendo nacionalmente o intercâmbio entre profissionais, pesquisadores e interessados no tema. 

 

Além disso, o seminário busca estimular a capacidade inovadora, por meio de estudos que contribuam para a melhor compreensão e importância do tema para subsidiar a tomada de decisão e a adoção de medidas que visem aprimorar os instrumentos disponíveis. 

 

Na ocasião, serão apresentados artigos e pôsteres previamente selecionados, de acordo com os seguintes eixos: Análise de políticas, programas e ações de CT&I; e Metodologias de avaliação e mensuração de impactos de programas, políticas e ações de CT&I. 

 

Os participantes também terão acesso aos trabalhos vencedores do ExpoLattes. O encontro integra a programação do seminário e tem como objetivo reunir e expor soluções tecnológicas, resultantes do acesso a informações disponibilizadas pelo CNPq, para a resolução de problemas relacionados ao cotidiano, nas mais variadas áreas. Essas propostas podem contribuir para que as iniciativas nacionais sejam mais competitivas e, também, para a eficiência dos órgãos e programas governamentais brasileiros. 

 

Os trabalhos escolhidos foram categorizados em três temas: Produção de informações estruturadas por meio de rotinas dinâmicas para subsidiar processos de tomada de decisão; Integração com sistemas institucionais; e Aplicabilidade na pesquisa e atividade científica. 

 

Para acompanhar a transmissão online do seminário, acesse este link

 

A íntegra da programação está disponível neste link. 

 

Serviço

1º Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I 

Data: 12 e 13 de setembro

Horário: De 09h às 18h 

Local: Auditório do CNPq – Brasília (DF) 

 

Contato

Mariana Galiza 

Assessora de Comunicação – CNPq 

(61) 3211-9414

mariana.oliveira@cnpq.br.

 

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação – CGEE 

(61) 3424-9667 

btorreao@cgee.org.br



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.