Notícias

Voltar

Seminário debate o papel da bioeconomia no desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe

Debates

Seminário debate o papel da bioeconomia no desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) realizou, no mês passado, em Santiago do Chile, o Foro dos Países da América Latina e do Caribe para o Desenvolvimento Sustentável. A organização também realizou, paralelamente, um evento de apoio à preparação do programa de cooperação com a Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), que será firmado para o triênio 2018-2020. A reunião contou com a participação do diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Gerson Gomes. 

De acordo com ele, uma das preocupações centrais do Programa de Cooperação Cepal-GIZ nesse ciclo é o desenvolvimento das condições para um grande impulso ambiental na América Latina e no Caribe. Esse conceito é um dos pilares da proposta de mudança estrutural progressiva, elaborada pela Cepal em 2016, visando promover, nos países da região, o desenvolvimento sustentável com igualdade. 

Durante o evento, Gomes realizou uma apresentação sobre as relações entre a bioeconomia e o grande impulso ao desenvolvimento sustentável, a partir das características da realidade brasileira e dos seus possíveis desdobramentos, levando em conta as potencialidades e limitações existentes e a experiência do país na produção e no uso de biocombustíveis. 

O CGEE foi selecionado com uma das instituições brasileiras a cargo dos possíveis projetos a serem incluídos no Programa Cepal-GIZ, em duas áreas temáticas: bioeconomia, com foco nas possibilidades de diversificação e fortalecimento da agricultura familiar; e mobilidade urbana, com ênfase no incremento, na matriz energética setorial, da participação de fontes “limpas” de energia. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.