Notícias

Voltar

Seminário reúne 105 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia para avaliação dos resultados

INCT

Seminário reúne 105 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia para avaliação dos resultados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o 3º Seminário de Avaliação dos INCTs de 19 a 21 de novembro, em Brasília. A abertura do evento acontecerá no dia 19, às 10h, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Alvorada, com a presença do presidente do CNPq, João Luiz Azevedo.

Os Seminários de Avaliação dos INCTs têm o objetivo de avaliar a execução dos projetos e de seus resultados, permitindo conhecer e divulgar os conhecimentos, as tecnologias e as inovações decorrentes do desenvolvimento dos projetos que o CNPq, agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, financia no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

O INCT é um programa estratégico do governo federal, sendo acompanhado diretamente pela Casa Civil e engloba grandes projetos de pesquisa de temáticas complexas e estruturados em subprojetos, muitos dos quais descentralizados nos diferentes laboratórios e centros que integram a rede de pesquisa. Criado em 2008, o programa contempla institutos formados por uma instituição sede com excelência em produção científica e/ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e com capacidade de alavancar recursos de outras fontes, e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas, com uma área ou tema de atuação bem definidos, em área de fronteira da ciência e da tecnologia ou em áreas estratégicas do Plano de Ação em CT&I.

O 3º Seminário visa avaliar o andamento da execução dos 105 INCTs vigentes, sendo 3 selecionados pelo Edital 71/2010, que totalizou investimentos da ordem de R$ 39 milhões, e 102 selecionados pelo Edital 16/2014, um investimento total de R$ 660 milhões. É um evento estratégico para o Programa, uma oportunidade de se identificar os avanços alcançados pelos INCTs, além de permitir que se visualizem oportunidades de aprimoramento e de eventuais ajustes de metas e/ou cronogramas.

A avaliação dos projetos é de responsabilidade do CNPq, que tem trabalhado de forma articulada com o CGEE para a avaliação do Programa como um todo.

Para atender aos pilares centrais do Programa, a programação desta edição do Seminário conta não só com atividades avaliativas, mas, também, de divulgação e popularização científica, além de espaços de interação entre os INCTs e os setores público e privado.

Programação completa no site https://seminarioinct.cgee.org.br/

 

Crédito: Coordenação de Comunicação Social do CNPq.