Notícias

Voltar

Seminário

Debates

Seminário

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)realizarão um seminário para discutir temas como a redução da desigualdade social e o desenvolvimento sustentável na América Latina. O evento acontecerá em Fortaleza (CE), na Universidade Federal do Ceará (UFC), nos dias 15 e 16 de maio.

O objetivo é apresentar ao público pela primeira vez o documento "Pactos para a Igualdade - Rumo a um futuro sustentável". O evento se iniciará com uma conferência onde o secretario-executivo adjunto da Cepal, Antônio Prado, fará uma síntese do documento.. Nas mesas seguintes serão apresentados capítulos e temas específicos do texto que serão comentados por especialistas.

Para Mayra Juruá, assessora técnica do CGEE, o documento da Cepal é proposto em um momento muito oportuno, pois o Brasil está justamente discutindo como superar entraves e acelerar o importante processo de desenvolvimento com inclusão social que vem sendo trilhado há mais de uma década. “Ao colocar a igualdade como horizonte, a mudança estrutural como caminho e a política como instrumento, a Cepal pontua nosso principal desafio e nos lembra, estrategicamente, que este é um desafio comum à toda região que ainda conta com inaceitáveis níveis de desigualdade entre os países e dentro deles”, destaca.

A assessora técnica ainda ressalta que a realização do seminário em um estado do Nordeste é mais um esforço de descentralização do debate em torno do desenvolvimento brasileiro, em uma região onde foram mais marcantes os avanços sociais da última década.

A reunião contará com a participação de várias instituições, como o Senado Federal, a UFC, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O debate faz parte das ações do Centro de Altos Estudos Brasil XXI, que trata sobre os caminhos do desenvolvimento no Brasil.

O evento é aberto ao público e os participantes inscritos previamente receberão certificado.

Para se inscrever, conferir a programação e saber sobre o seminário mais acesse este link.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.