Notícias

Voltar

Cristovam Buarque debate Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação

Palestra

Cristovam Buarque debate Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebeu, hoje (24), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF)  para apresentar uma proposta de “Desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI)”. Esse debate foi organizado no âmbito do projeto “Mapa dinâmico do SNCTI”, do CGEE, liderado pela assessora técnica Flávia Jesini.

O projeto, iniciado em 2014, passa agora por uma fase de reavaliação, onde estão sendo discutidos uma série de conceitos e ideias que permeiam a concepção de um Sistema Nacional de Inovação. Jesini destaca a importância de refletir sobre o assunto à luz das ciências sociais, em especial a filosofia e a sociologia.

De acordo com ela, isso tem gerado uma certa inquietação, embora positiva, que tem instigado a equipe do projeto a ampliar a sua forma de enxergar esse ‘sistema’ a partir de uma perspectiva mais ampla, cujas características condizem mais com um ‘núcleo de interação intersistêmica’ do que com um sistema funcional propriamente dito.

“Pensar a partir dessa abordagem tem sido um desafio, visto que contraria inclusive boa parte da literatura, mas estou certa de que, com esse aprendizado, poderemos dar uma grande contribuição para ampliar o entendimento acerca desse ente que hoje se denomina SNCTI”, destaca Jesini.

Na avaliação da assessora, conhecer iniciativas nacionais semelhantes é relevante para a evolução da proposta que está sendo desenvolvida pelo CGEE. “Acho que para o Centro é fundamental acompanhar e participar do máximo possível de discussões sobre os temas relacionados à sua área de atuação”, afirma.

“Uma proposta da envergadura como essa apresentada pelo senador Cristovam Buarque tem um forte impacto na sociedade em geral, especialmente na educação e no desenvolvimento socio-econômico do País. Além disso, conhecimento e inovação são dois elementos centrais, que direta e indiretamente, lidamos no nosso dia a dia.”



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.