Notícias

Voltar

Simpósio discute impactos da tecnologia no mercado de trabalho

Tecnologia

Simpósio discute impactos da tecnologia no mercado de trabalho

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI (C.A.E. XXI) realizam, no dia 04 de dezembro, em Brasília (DF), o simpósio “As novas tecnologias disruptivas e seus impactos sobre o perfil e a dinâmica do emprego”.O debate abrange as tecnologias associadas à 4ª Revolução Industrial e os seus efeitos sobre o emprego, as relações de trabalho e as condições de vida da população. O simpósio faz parte de uma série de cinco eventos que será realizada pelas duas instituições. 

O objetivo é discutir a temática de forma aprofundada, estabelecendo conexões com a realidade econômica e social do Brasil. Quatro linhas de reflexão foram adotadas para as discussões, sendo elas: a introdução de novas tecnologias no sistema de produção; questões éticas e sociais diante da nova matriz tecnológica; os impactos potenciais do novo padrão tecnológico na estrutura de emprego e nas relações de trabalho; e as políticas de correção e atenuação dos desequilíbrios no mercado gerados pela inserção da tecnologia. 

Participarão do evento os diretores dos Institutos de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), David Kupfer e Paulo Sérgio Fracalanza, respectivamente;o diretor técnico do Escritório Nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lucio; o diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), José Luis Gordon; o oficial de Assuntos Econômicos da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Marcos Vinicius Chiliatto; dentre outros acadêmicos e gestores da área de CT&I. 

Informações sobre o simpósio podem ser obtidas neste link

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br.