Notícias

Voltar

Smart grid

Oficina

Smart grid

Nos dias 19 e 20, aconteceu a oficina sobre smart grid na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília, como parte das atividades em curso do estudo sobre a implementação de redes inteligentes no setor elétrico brasileiro. Smart grid significa rede inteligente e busca incorporar tecnologias em geral para o melhor desempenho de rede, identificando falhas e soluções necessárias para seu bom funcionamento.

O encontro contou com a participação de instituições nacionais e internacionais, como os ministérios de Minas e Energias (MME), de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Nacional de Metereologia (Inmetro), das universidades de Brasília (UnB) e a Federal de Goiás (UFG), da Confederação Nacional de Indústrias (CNI), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da National Grid, do Reino Unido, e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), entre outras agências.

No evento, foi discutido o conceito de smart grid e a experiência brasileira na área. No primeiro dia, Torsten Schwab, da GIZ, apresentou um panorama da produção energética da Alemanha e apresentou propostas ligadas ao uso de energias elétricas renováveis com o apoio da smart grid. No segundo, o encontro contou com a presença do engenheiro elétrico Neil Hughes, com 20 anos de experiência na área de energia industrial, representando a National Grid. Hughes apresentou os programas da sua agência e as perspectivas do uso de smart grid até 2050. Os projetos apresentados são de resultados a longo prazo, visando uma distribuição de energia elétrica sustentável e de alta tecnologia.

O professor Fernando Antunes da UFG apresentou os 17 projetos de smart grid em desenvolvimento na universidade. Eles estão relacionados a uma produção de rede inteligente ligada à proposta de uso de energias mais sustentáveis. Entre os projetos, está o que sugere implantar um sistema de iluminação pública nas ruas usando lâmpadas LEDs, que reduzirá as perdas, aumentará a eficiência do produto e reduzirá os custos de manutenção.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.