Notícias

Voltar

SNCT 2019: stand do CGEE divulgará dois projetos

SNCT

SNCT 2019: stand do CGEE divulgará dois projetos

De 21 a 27 de outubro, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realiza a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Nessa edição, o tema é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento promove atividades em diferentes cidades do País e uma mostra no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa da programação com a apresentação da Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil 2019 e do Projeto Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes (CHSSALLA). As iniciativas serão divulgadas por meio de um painel interativo, no stand do Centro. Além disso, a coordenadora da Pesquisa pelo Centro, Adriana Badaró, fará uma apresentação sobre o estudo aberta ao público, na quarta-feira (23), às 14h.

Lançado em julho desse ano durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil é uma demanda do MCTIC ao Centro. A iniciativa conta com a colaboração da SBPC e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). O objetivo da pesquisa é gerar subsídios para tomadas de decisões governamentais em prol da popularização da C&T. 

Essa é a quinta versão de uma série histórica e a segunda coordenada pelo CGEE. Foram ouvidas 2.200 pessoas por meio de um questionário aplicado em todas as regiões do País. Um dos resultados obtidos, por exemplo, é que 73% da população acredita que a ciência e tecnologia trazem mais “benefícios que malefícios” ou “apenas benefícios” para a sociedade.

O Projeto CHSSALLA também é encomendado pelo MCTIC ao CGEE e realizado, por sua vez, com o Fórum  de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FHCSSA). A iniciativa visa a destacar a importância dessas áreas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Além de mapear os perfis dos acadêmicos, das pesquisas e das suas fontes de financiamento, o estudo busca relacionar esse panorama com as políticas públicas de CT&I.

Apresentações complementares

Outros dois projetos elaborados pelo CGEE serão apresentados durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No dia 22 de outubro, às 13h, no palco em 360 graus da exposição, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) será tema de uma palestra. A iniciativa, que consiste em uma plataforma online, integra o Projeto CITinova do MCITC e tem como objetivo promover a transição das cidades para a sustentabilidade. O coordenador do Oics pelo CGEE, Marco Lobo, fará a apresentação.

Já no dia 24 de outubro, às 16h, nesse mesmo palco, haverá o lançamento do Projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia, desenvolvido pelo Ministério e pelo Centro. O intuito do estudo é apoiar a implementação de uma estratégia em ciência, tecnologia e inovação para o tema. A divulgação contará com a presença da diretora do CGEE, Regina Silverio. 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Há 15 anos, o MCTIC realiza a SNCT a fim de promover a divulgação científica no País e aproximar a ciência e a população. Secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil são convidados a divulgarem os seus projetos por meio de atividades que despertem o interesse nas discussões sobre C&T.

 

Serviço

Stand do CGEE na SNCT

Data: de 21 a 27 de outubro

Horário: 08h às 18h

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Palestra sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Data: 22 de outubro

Horário: 13h

Local: Palco 360 graus da SNCT, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Palestra sobre a Pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil 2019

Data: 23 de outubro

Horário: 14h às 15h

Local: Palco 360 graus da SNCT, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Lançamento do Projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia

Data: 24 de outubro

Horário: 16h às 17h

Local: Palco 360 graus da SNCT, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Contato

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação – CGEE 

(61) 3424-9667 

btorreao@cgee.org.br