Notícias

Voltar

Sudene avalia métodos de tomada de decisão para o PRDNE

Reunião

Sudene avalia métodos de tomada de decisão para o PRDNE

Uma das atividades que integra a construção do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) é a coleta e avaliação de dados sobre temas relativos ao crescimento socioeconômico e ambientalmente sustentável da área de atuação da Sudene. E é com o propósito de facilitar o mapeamento e o cruzamento desta grande quantidade de informações que a autarquia convidou o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para um encontro com o superintendente Mário Gordilho, diretores e técnicos da autarquia nesta quinta-feira (10) na sede da instituição federal no Recife. Os trabalhos seguem até amanhã.

Referência em estudos, análises e avaliações em educação, ciência e tecnologia, o centro foi chamado para dimensionar as demandas da autarquia em relação ao plano e tentar estabelecer processos que facilitem a tomada de decisão a partir do cruzamento de dados.

“A ideia é avaliar se o CGEE pode nos apoiar na construção um sistema de inteligência regional que terá uma ampla base de dados específicos sobre o tema. É um reforço no planejamento das ações que irão constar nas diretrizes do PRDNE”, explica o geógrafo Robson Brandão, da Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de políticas da Sudene.

Durante o encontro com os servidores da Sudene, o presidente da CGEE, Marcio de Miranda Santos, propôs, através de um software, a organização dos principais questionamentos para os quais o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste busca soluções. Então, a partir dessas perguntas norteadoras, convidou os técnicos da Sudene para compartilharem observações sobre os temas, de modo a integrá-los de forma colaborativa. O processo, ao final, é uma amostra para tentar entender o PRDNE como um sistema de desenvolvimento regional de ideias integradas, com métodos específicos e efetivos de acompanhamento.

Após os dois dias de trabalho, a Sudene vai consolidar as ideias e os resultados obtidos. A ideia é avaliar o método apresentado pelo CGEE e estudar a possibilidade de aplica-lo durante a construção do plano.

Fonte: Sudene.