Notícias

Voltar

Técnica do CGEE compõe delegação brasileira em evento global sobre energia limpa

Mission Innovation

Técnica do CGEE compõe delegação brasileira em evento global sobre energia limpa

A técnica especializada do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Bárbara Bressan, irá compor a delegação brasileira no encontro promovido pelo Clean Energy Ministerial e pela Mission Innovation em Vancouver, no Canadá, de 27 a 29 de maio. O evento, denominado CEM10/MI-4, tem como objetivo proporcionar a troca de experiências dos países na promoção do uso de energias limpas.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, e a subchefe da Divisão de Promoção da Energia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Clarissa Forecchi, também integram o grupo brasileiro. Barral fará uma apresentação sobre as iniciativas do País na área de energia limpa e como os atores do governo, da academia e da indústria estão se mobilizando para promover uma transição energética no Brasil.

A participação do CGEE no encontro é viabilizada pelo projeto “Energy Big Push: acelerando a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em energia limpa no Brasil”. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro, a partir de uma demanda do Ministério de Minas e Energia (MME), com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

O CEM10/MI-4 reúne líderes governamentais, representantes da indústria e de organizações não governamentais, pesquisadores e investidores de mais de 20 nações. Para a técnica do CGEE, o evento é uma oportunidade para obter contribuições para o projeto desenvolvido pelo Centro. “A nossa presença é importante para trazer inputs e subsídios ao Energy Big push”, afirma Bressan.

Complementar ao CEM10/MI-4, nos dias 29 e 30, a Mission Innovation e a Agência Internacional de Energia (AIE) realizarão um evento voltado para o tema de biocombustíveis avançados, na Universidade de British Columbia. O objetivo é explorar estratégias de novos modelos de mercado de fornecimento de biomassa em larga escala. 

Fórum de Líderes Jovens

Integrando o evento, a Mission Innovation e o Clean Energy Ministerial realizam o Fórum de Líderes Jovens, no qual a estagiária do CGEE, Emily Caroline, foi convidada para representar o Brasil. Ela apresentará o tema de biocombustíveis sustentáveis, área em que o País é co-líder dentre os desafios listados pela MI.

O fórum tem o intuito de despertar o interesse desse público em resolver desafios energéticos, buscando o desenvolvimento sustentável. Essa é a primeira vez que o encontro global promove um evento paralelo para líderes jovens, que contará com 70 participantes de diferentes países.

A programação do CEM 10/MI-4 pode ser acessada neste link