Notícias

Voltar

Técnica do CGEE participa de encontro no Banco Mundial sobre sustentabilidade urbana

Banco Mundial

Técnica do CGEE participa de encontro no Banco Mundial sobre sustentabilidade urbana

A técnica especializada do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Raiza Fraga, participa do encontro Green Urban Development: Biodiversity, Natural Capital Accounting and Nature-Based Solutions for Cities (do inglês, Desenvolvimento Urbano Verde: Biodiversidade, Valoração do Capital Natural e Soluções Baseadas na Natureza para Cidades). O evento, uma organização da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis do Banco Mundial (GPSC), do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da The Nature Conservancy, ocorre na sede do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos, de 8 a 10 de maio.

Fraga representa o CGEE no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). O projeto, desenvolvido pelo Centro sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como parceiros o Governo do Distrito Federal (GDF), a Rede Nossa São Paulo e o Porto Digital de Recife (PE). O Oics é uma plataforma que visa identificar soluções inovadoras em sustentabilidade urbana, contextualizando-as ao território brasileiro. 

O encontro reunirá especialistas e gestores urbanos a fim de promover um entendimento sobre assuntos como: abordagens para a conservação e criação da biodiversidade nas cidades; e métodos para valoração do capital natural de nível urbano. Além disso, os participantes devem discutir como apoiar as cidades para integrar estratégias de biodiversidade e de benefícios do capital natural em seus processos de planejamento.

Para a técnica do CGEE, o encontro está alinhado com as propostas do Observatório. “A ideia é refletir sobre as estratégias de inclusão da biodiversidade e do capital natural no planejamento urbano, e isso conversa com o que estamos fazendo porque, dentre os objetivos do Oics, estão subsidiar o planejamento urbano, pensar o planejamento de longo prazo e a visão de futuro. Dentro dessa proposta, pensar a biodiversidade e o capital natural é um elemento importante”, apontou.

Participam do encontro representantes de instituições de diversos países, como o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Brasil; a Agência de Proteção Ambiental de Gana; o Conselho de Parques Nacionais de Singapura; e a Universidade da Pensilvânia; entre outros. O evento conta também com a presença de especialistas do próprio Banco Mundial, do GEF e de membros do Iclei – Governos Locais para a Sustentabilidade.

Plataforma Global para Cidades Sustentáveis do Banco Mundial

A Plataforma Global para Cidades Sustentáveis do Banco Mundial (GPSC) é uma ação financiada pelo Global Environment Facility (GEF), o Fundo Mundial para o Ambiente. Este, por sua vez, trata-se de um projeto idealizado pelo Banco Mundial e que desempenha o Oics. Atualmente, a Plataforma abrange 28 cidades de 11 países diferentes e oferece suporte a iniciativas de implementação de soluções sustentáveis nas cidades.