Notícias

Voltar

Tecnologias em papel e celulose

Oficina

Tecnologias em papel e celulose

No dia 30 de agosto, na sede da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), aconteceu a primeira oficina de tecnologias eficientes na indústria de papel e celulose. Organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a ABTCP, o evento debateu questões relacionadas com a indústria, tais como potencialidades e lideranças empresariais do setor e tecnologias mais eficientes energeticamente, nacionais e internacionais, que podem ser incorporadas. Ele ocorre como parte do recente estudo do CGEE, apoiado pela Embaixada Britânica no Brasil, que irá realizar uma análise de tendências tecnológicas em um setor selecionado.

A abertura da oficina teve a participação da coordenadora do estudo junto ao CGEE, Ceres Cavalcanti, do gerente técnico da ABTCP, Afonso Moura, e do coordenador geral de energia e recursos minerais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Adriano Duarte Filho. Cavalcanti apontou que o setor de papel e celulose foi escolhido por apresentar certo grau de avanço no desenvolvimento e que o intuito é construir um estudo de tendências que oriente investimentos e políticas públicas. Durante a manhã, os participantes discutiram a nota técnica do consultor do estudo, Sergio Valdir Bajay, com uma primeira visão geral do setor com seus gargalos, dificuldades, potencialidades e oportunidades. Na parte da tarde, foram criados três grupos de trabalho temáticos - papel, celulose e floresta - que buscaram aprofundar as discussões por meio de perguntas apresentadas pela coordenadora.

Representantes do CGEE, da ABTCP, da Embaixada Britânica, dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e da indústria estiveram presentes durante a reunião.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.