Notícias

Voltar

Terras secas na América Latina e Caribe

Iniciativa Áridas LAC

Terras secas na América Latina e Caribe

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa, hoje (16), em Bruxelas (Bélgica), de reunião com representantes da União Europeia para discutir um projeto de financiamento para o Programa de C&T para o desenvolvimento sustentável das terras secas da América Latina e do Caribe (Iniciativa Aridas LAC). O encontro também conta com a participação de integrantes do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (França) e da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

A Iniciativa Áridas LAC foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O CGEE foi um dos principais articuladores do programa. Antes da sua formalização, o Centro promoveu, em 2010, uma mesa latino-americana na Conferência Internacional sobre o Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento das Regiões Áridas e Semiáridas (Icid). O encontro foi realizado em Fortaleza (CE) e deu subsídios para a criação da Iniciativa Áridas LAC.

“Antes disso, já existia um embrião da comunidade de pesquisadores e cientistas ligados à temática que vêm desde então tentando dar um padrão a essa pesquisa na América Latina e Caribe, direcionada a formar políticas públicas voltadas ao problema da desertificação, terras secas e degradação de terras”, afirma o diretor do Centro, Antônio Carlos Filgueira Galvão.

De acordo com dados da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD), 42% de todas as terras do planeta são consideradas áridas, semiáridas ou subúmidas secas. Na América Latina, o problema varia de acordo com cada país. O Brasil, apesar de não possuir áreas desérticas, lida com o Semiárido. “A questão é que essa região possui uma atividade antrópica, uma ocupação econômica histórica e um problema de adaptação e convivência com a seca”, destaca Galvão.

O diretor ressalta que a Iniciativa Aridaslac será um instrumento importante para expandir o conhecimento científico e técnico sobre as terras secas da América Latina e do Caribe, aí incluído o semiárido brasileiro.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.