Notícias

Voltar

UFRJ organiza workshop sobre análise de redes

Inteligência em CT&I

UFRJ organiza workshop sobre análise de redes

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove, hoje (11) e amanhã, um minicurso e workshop sobre Análise de Redes. A iniciativa conta com uma apresentação do assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Jackson Maia. Na ocasião, Maia abordará conceitos sobre o tema, além de realizar alguns exercícios com as ferramentas de inteligência em CT&I do Centro.

O objetivo do evento é estudar as redes de políticas culturais e pensamento social. Em sua apresentação, Maia fará uma análise de redes empregando as ferramentas de inteligência tecnológica Insight Net e Insight Net Browser, desenvolvidas no CGEE.

A insight Net foi criada para viabilizar a análise de grandes volumes de dados disponíveis para o CGEE, de modo a organizá-los como redes complexas manipuláveis por usuários com pouca experiência ou treinamento em programação. A nsight Net Browser é uma aplicação web para visualização e navegação em redes no formato Graph Exchange XML Format (GEXF), que contém informações de nós e arestas de uma rede.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.