Notícias

Voltar

Últimos dias para submeter projetos para a Chamada Pública Pró-Humanidades

CHSSALLA

Últimos dias para submeter projetos para a Chamada Pública Pró-Humanidades

Os interessados em participar da chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – Pró-Humanidades - Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades tem até o dia 03 de outubro para submeter projeto. O edital contempla o valor global de R$50 milhões e vai apoiar projetos de pesquisa e inovação nas áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

 
Entre os objetivos e diretrizes da chamada está o de contribuir para o enfrentamento e solução de grandes desafios sociais. O edital menciona o ‘Diagnóstico das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil', publicação resultante do projeto de mesmo nome que foi coordenado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
 
O projeto teve o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSALLA) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) como idealizadores iniciais e foi incluído pelo MCTI no Contrato de Gestão com o CGEE. A publicação apresenta um panorama de pesquisadores, temas de pesquisa e fontes de financiamento, utilizando diversas bases de dados públicos. O documento analisa a produção científica de mais de 67 mil pesquisadores, incluindo quase 50 mil teses de doutorado.
 
As bases conceituais e metodológicas, assim como os recortes realizados e construídos nas reuniões de governança do projeto, almejaram gerar inteligência coletiva para construção das análises. Foram utilizados métodos de design thinking e visão prospectiva, além de laboratórios de análise de redes de similaridade semântica que permitiram o manuseio e a compreensão de grandes volumes de dados ligados à produção científica das CHSSALLA.
 
Recentemente, o livro digital atingiu a marca dos 270 mil downloads, três vezes maior do que o total de pesquisadores. A comunidade científica participou ativamente de todo o processo. Diversas sociedades e associações atuaram diretamente na elaboração do relatório final e, com isso, abriram espaços para a divulgação dos resultados e promoveram debates sobre os desafios para estas áreas.
 
De acordo com a ex-presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que integra o Fórum de Ciências Humanas, o estudo era uma antiga reivindicação desse campo de conhecimento. A iniciativa permitiu realizar um retrato do impacto dessas áreas de conhecimento à ciência e à sociedade brasileira.
 
De acordo com o membro do conselho deliberativo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), que também faz parte do fórum, as ciências sociais possuem um irrefutável caráter estratégico para o desenvolvimento nacional para qualquer campo da ciência, pois apresentam uma enorme capacidade de abertura para o diálogo com as ciências chamadas "duras", como são conhecidas o campo STEM (Science, Technology, Engeneering and Mathematics).
 
A vice-presidente da SBPC destaca que a contribuição das ciências está influenciando o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, pois articulam temas concernentes, não só de ciência e tecnologias sociais como também de temáticas como biomas, bioeconomia, economia e sociedades digitais, água, saúde, energia e outros.
 
Para a líder no projeto no CGEE, a chamada pública é uma oportunidade para os pesquisadores da área promoverem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de redes de pesquisa. Para ela, o livro deve ser compreendido como um ponto de partida para pensar o futuro das áreas e as infinitas possibilidades de desenvolvimento de pesquisas básicas e orientadas para a solução de desafios atuais, como a segurança cibernética, a internacionalização da ciência, o direito à cidade ou, de maneira mais ampla, a transição para um desenvolvimento sustentável, criativo e soberano.