Notícias

Voltar

UNCCD

Conferência

UNCCD

O comitê científico da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) recebe propostas de trabalhos a serem incluídas na programação de sua 2ª Conferência Científica até o final de setembro. As contribuições podem ser em forma de apresentação oral, pôster, sessão especial ou workshop. O Brasil vai sediar a 2ª Conferência Científica da UNCCD, no Ceará, entre os dias 4 e 7 de fevereiro de 2013. O evento tem como objetivo reunir acadêmicos, políticos, atores da sociedade civil, além de representantes do setor privado para fortalecer a inclusão na agenda de projetos ambientais as questões da Desertificação, Degradação da Terra e a Seca (DLDD). Para saber como enviar propostas, clique aqui.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) é a instituição brasileira encarregada do processo de organização e articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Governo do Ceará e com a Secretaria Executiva da UNCCD. “Espera-se que os resultados possam ajudar na melhoria de políticas nacionais e internacionais”, diz Antonio Magalhães, assessor técnico do CGEE e presidente do Comitê de Organização da Conferência e do Comitê Científico da UNCCD.

Sob o foco principal "Avaliação econômica da desertificação, gestão sustentável da terra e resiliência de zonas áridas, semiáridas e subsumidas secas”, a conferência deve ser dividida em dois temas: Impactos econômicos e sociais da desertificação a degradação do solo e seca e custos e benefícios das políticas e práticas abordando a desertificação, degradação da terra e da seca. Durante o evento serão desenvolvidas atividades como workshops, apresentações de resumos, oficinas, vídeos, cartazes, exposições de inovação, excursões e mesas redondas.

As questões que envolvem Desertificação, Degradação da Terra e a Seca - as chamadas DLDD - ainda não estão devidamente incluídas e tratadas nas agendas atuais do setor político e privado em nível global, nacional e local. Por isso, a conferência irá reforçar a importância do tema no intuito de aumentar a conscientização sobre os efeitos e custos benefícios que as decisões relacionadas à gestão da terra e ecossistemas têm nessas regiões.

A conferência pretende fornecer também orientações aos governos e atores não governamentais sobre como eles podem, juntos, inverter as atuais tendências DLDD, apoiar os países e as comunidades afetadas para melhorar suas práticas de gerenciamento da terra e aumento de resiliência, propriedade que alguns materiais possuem de acumular energia quando exigidos ou ocorrer ruptura quando estão submetidos a estresse. Para saber mais sobre a conferência, visite a página 2sc.unccd.int.

Lançamento oficial
O anúncio oficial da conferência aconteceu no dia 28 de agosto no Palácio da Abolição em Fortaleza, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.