Notícias

Voltar

Webinar debate as boas práticas do Pecim

Educação

Webinar debate as boas práticas do Pecim

O seminário foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). 
 
Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e suas práticas foram o tema de um webinar realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro. Durante o debate, foi apresentado o modelo de gestão da iniciativa e foram compartilhadas as experiências e os resultados obtidos nas escolas cívico-militares que já foram consolidadas pelo programa. 
 
O Pecim é uma ação que tem como objetivo promover, fomentar, acompanhar e avaliar a adoção do modelo de Escola Cívico-Militar (Ecim), nos sistemas de ensino municipais, estaduais e distrital, disponível para adesão voluntária pela comunidade. O programa é realizado pelo MEC, em conjunto com o Ministério da Defesa. 
 
Na abertura do evento, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo, revelou que em 2022 foram implementadas 89 Ecim em todo o país. “Com isso, atingimos a meta do programa, de implementação de 216 escolas cívico-militares”, afirmou. 
 
A atuação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no programa foi reconhecida pelo diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, Gilson Passos de Oliveira. "O Centro nos ajuda neste momento, não só na condução desse webinar, mas no desenvolvimento da metodologia para realizar este seminário," disse.
 
Na ocasião, a diretora do CGEE, Regina Silveiro, destacou que a organização trabalha com estudos prospectivos e metodologias de avaliação para a tomada de decisão. "No desenvolvimento do programa, o Centro vem atuando junto com as outras instituições e, nesse momento, estão sendo analisados os resultados já obtidos," lembrou. 
 
No seminário, foram apresentados o “Panorama Ecim de 2020 e 2021”, as prioridades e os desafios da educação básica no Brasil e os projetos que estão sendo realizados nas Ecim de cada município. Um dos exemplos é o Projeto Cidadão, apontado pelo coordenador nacional do Pecim, coronel Said. A iniciativa, concebida na Escola Municipal Claúdio de Oliveira de Porto Murtinho (MS), foi criada para que as Ecim atuem em parceria com a sociedade, colaborando na interdisciplinaridade do ensino. 
 
Outra proposta apresentada durante o webinar foi a da escola Natividade Saldanha, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Durante a pandemia, o local realizou atividades por meio de grupos em aplicativos de mensagens e lives. O gestor da Ecim, Juarez Ribeiro, afirmou que a iniciativa surgiu a partir da ausência de alunos e professores nas salas de aula. "Não havia uma forma de comunicação que fosse planejada, durante a pandemia," disse. 

Os interessados podem acessar os dois dias do “1º Seminário Nacional de Boas Práticas do Pecim”, no canal do MEC no YouTube. Assista aqui o primeiro dia e o segundo dia do webinar.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.