Notícias

Voltar

Webinar debate Soluções baseadas na Natureza

Oics

Webinar debate Soluções baseadas na Natureza

O Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade realizou, ontem (4), o webinar “Grupo de atores de Soluções baseadas na Natureza (SbN). O encontro, organizado em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Fluxus Design, teve como objetivo colocar em prática a formação desse conjunto de agentes. 
 
Na ocasião, a consultora Cecilia Herzog destacou que as SbN são inspiradas e mantidas pela natureza, conectando processos e fluxos naturais. De acordo com ela, essas soluções oferecem diversas vantagens ambientais, econômicas e sociais. Herzog lembrou de municípios que desenvolvem projetos que adotam esse conceito, como Curitiba (PR); Rio de Janeiro (RJ) e Benevides (PA).  As iniciativas abordam temas como restauração ecológica de nascentes. 
 
A representante do Iclei, Sophia Picarelli, falou sobre as dificuldades para promover uma agenda das SbN no Brasil. Entre elas, as poucas pesquisas realizadas em cursos de graduação e pós-graduação, com lacunas de informações específicas para o contexto nacional. “As SbN trazem essa necessidade de integração e compartilhamento de conhecimento”, destacou. 
 
Picarelli abordou, ainda, o conceito de “empreendedorismo baseado na natureza”, hoje debatido na Europa. A proposta leva em consideração o impacto ecológico e social e não apenas a geração de lucro. O tema prevê a inclusão de diversos setores e a combinação de técnicas tradicionais e inovadoras.
 
O webinar foi realizado no âmbito do “Urban by Nature”, projeto que faz parte do Programa Conecting Nature, coordenado pelo Iclei e que promove diversas ações de capacitação pelo desenvolvimento sustentável. Para o Brasil, uma das propostas é criar um hub, dando ferramentas para que as cidades possam implementar as SbN. 
 
O CGEE é um dos parceiros dessa iniciativa, por meio do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). Durante o encontro, o coordenador da plataforma, Marco Lobo, apresentou a proposta. Ele destacou que as SbN são um dos temas abordados pelo Oics, que integra o projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 
 
“Esse trabalho foca na busca da transformação das cidades brasileiras em cidades mais sustentáveis. O observatório é uma plataforma virtual que vem trazer soluções contextualizadas dentro do território nacional”, ressaltou.