Notícias

Voltar

Webinar promovido pelo Oics debate sustentabilidade e acessibilidade

Oics

Webinar promovido pelo Oics debate sustentabilidade e acessibilidade

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, hoje (11), o “Webinar de Acessibilidade e Cidades Sustentáveis.” O evento teve como objetivo abrir espaço para as discussões em torno do tema da programação. 

A iniciativa foi realizada no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). Na ocasião, a diretora do CGEE, Regina Silverio, iniciou o debate destacando a necessidade de fortalecer as políticas de inclusão para pessoas com deficiência. Nesse contexto, ela apontou o papel da ciência, tecnologia e inovação. "Temos que entender como essa área contribui e colabora para a melhoria da qualidade de vida do cidadão que precisa ser incluído," afirmou. 

Na sua apresentação, a diretora lembrou do estudo realizado pelo Oics, em conjunto com a iigual, sobre o tema acessibilidade. O documento foi lançado hoje e, para ser construído, levou em consideração os cenários nacional e internacional. Para isso, foram entrevistadas pessoas com deficiência, visando entender qual é o olhar delas em relação às cidades sustentáveis. 

O líder do Oics pelo CGEE, Marco Lobo, ressaltou a necessidade de se abordar o tema do webinário no debate sobre mudanças climáticas. "Temos que entender que a sociedade como um todo deve estar envolvida nessa discussão. Não há como construirmos ou transformarmos uma cidade, de forma sustentável, sem isso. Essa diversidade é mais do que necessária para que possamos repensar esses locais”, analisou. 

Ao moderar o evento, o empreendedor social, Jaques Haber, apresentou dados sobre as pessoas com deficiência no país. De acordo com ele, 24% da população tem algum tipo de deficiência, o que representa 45 milhões de habitantes. “A ideia hoje é trazer essa discussão para gerar reflexões", considerou. 

O debate foi concluído pelo consultor Marco Pellegrini. Na ocasião, ele contextualizou as políticas públicas conquistadas pelas pessoas com deficiência nos últimos 30 anos. “O que buscamos é multiplicar e perenizar esse processo. Nós precisamos que os gestores estejam atentos a isso", disse. 

O webinar pode ser assistido neste link. 

 

Sobre o Oics

O Oics, desenvolvido pelo CGEE no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa  surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.