Notícias

Voltar

Workshop "O Futuro da Ciência"

Oficina

Workshop "O Futuro da Ciência"

O CGEE realiza, em parceria com a Unesco, o workshop "O Futuro da Ciência", nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O tema central é "Imagine o futuro da ciência na sociedade". O evento contará com a participação de representantes de instituições como a Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Academia Húngara de Ciências. Também participam do encontro empresas como a Vale, Siemens e Petrobras.

O debate gira em torno das perguntas: "O que é ciência?" e "O que é criação do conhecimento?", onde os participantes irão apresentar as suas opiniões sobre o futuro.

O objetivo é iniciar a exploração colaborativa para compreender como as ideias sobre o futuro influenciam o entendimento do presente. Com isso, será possível identificar coletivamente suposições que permitam imaginar o futuro e tomar decisões. O encontro é importante para abrir a capacidade de imaginação sobre o futuro da ciência para ter uma apreciação mais ampla dos potenciais atuais.

O workshop é uma oportunidade para os participantes aprenderem sobre os sistemas de antecipação de futuro. A dinâmica do grupo ocorre em três fases. A primeira é focada no que os convidados acreditam que vai acontecer, e o que eles gostariam que ocorresse. Dessa maneira, eles exporão os pontos de vista e a relevância de cada questão.

Na segunda fase, os organizadores disponibilizarão um modelo de cenário para que eles façam a comparação entre a primeira fase e o cenário apresentado. O intuito é descobrir se o modelo aumentou a criatividade ao imaginar o futuro e se ajudou a agir de maneira diferente no presente. A terceira fase é a análise de todo o processo, e como ele influencia a compreensão geral de uma forma mais ampla.

O interesse do CGEE surgiu a partir de uma cooperação iniciada pela Unesco, com parceiros de todo o mundo. O Brasil é representado pelo CGEE nessa parceria. A ideia também é verificar como o Centro pode incorporar essa metodologia dentro dos seus estudos de foresight.

Para Cristiano Cagnin, assessor técnico do CGEE e um dos organizadores, esse evento tem um diferencial, pois inclui outros atores da sociedade, como estudantes e pessoas de várias religiões. "Estamos trazendo pessoas de áreas diferentes como antropologia, sociologia e engenharia. Queremos descobrir de que maneira podemos ser mais criativos ao englobar uma diversidade maior de pontos de vista no processo”, explica.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.