Notícias

Voltar

Workshop reúne especialistas para debater agricultura e alimento

Plataforma

Workshop reúne especialistas para debater agricultura e alimento

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, em conjunto com o Fórum do Futuro, o workshop Plataforma da Comunicação: Agricultura e Alimento. O encontro, realizado na sexta-feira (20), em Brasília (DF), teve como objetivo aprofundar as discussões relacionadas à temática e nivelar a metodologia que será utilizada para criar conteúdos da plataforma.

Na ocasião, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, falou sobre a trajetória do Fórum do Futuro, que está em seu quarto ano de existência e em 2016 firmou parceria com o CGEE no âmbito do projeto da plataforma. Além disso, ele destacou  a importância de que haja uma adaptação da ciência aos avanços tecnológicos. "Uma ênfase do fórum é lutar pelo diálogo com a sociedade por meio de novos caminhos e ferramentas da tecnologia", afirmou.

O workshop teve como foco assuntos da área de agricultura e alimento, que foram distribuídos em seis painéis. Os debates foram sobre os temas sustentabilidade da agricultura nos trópicos; concertação internacional e o posicionamento estratégico do Brasil; percepção de valor da agricultura pela sociedade; produção pecuária sustentável e saúde humana; água na produção de alimentos de origem animal e vegetal; e nexo agricultura, saúde e nutrição.

Para participar das discussões, o encontro recebeu especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sede e da Embrapa Cerrados, da Embrapa Gado de Corte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), assim como do CGEE, do Instituto Escolhas e do Fórum do Futuro. Além do debate, um dos objetivos do workshop foi subsidiar a construção de notas técnicas sobre os temas que serão divulgados na plataforma, aspectos técnico-científicos a serem abordados no tratamento dos temas e indicação de instituições e/ou especialistas a serem mobilizados nos temas selecionados.

Para o gerente executivo do Fórum do Futuro, Fernando Barros, o objetivo do projeto é criar uma plataforma de informação que integre ciência, natureza e desenvolvimento. Barros reforçou a importância da maneira como a ciência é divulgada para o público em geral. "Por melhor que seja a informação científica, ela só vai ser efetiva se fizer sentido para a sociedade", disse.

A plataforma

A Plataforma da Comunicação: Agricultura e Alimento é um projeto estratégico, conduzido em conjunto pelas duas organizações, que deverá estar disponível ao público no final do primeiro semestre de 2017. As equipes técnicas de tecnologia de informação e da área de comunicação do Centro irão desenvolver um ambiente na web voltado para a veiculação de textos, vídeos e imagens.

O projeto tem como objetivo geral estabelecer um espaço de referência da informação científica sobre a agricultura e o alimento, servindo de base para o diálogo entre a ciência e a sociedade, para que se evite que o cidadão comum perceba, de forma enviesada, a real contribuição da agricultura para a qualidade de vida e o bem-estar social.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.