Notícias

CGEE lança nova edição do estudo Brasil: Mestres e Doutores 2024

A iniciativa traz o mais completo e sistemático conjunto de informações estatísticas sobre a formação e o emprego de mestres e doutores no Brasil.

A sociedade brasileira considera as mudanças climáticas como um perigo grave, aponta pesquisa do CGEE

A pesquisa "Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2023" indica que cerca de nove em cada dez brasileiros têm consciência sobre o fenômeno.

CGEE lança pesquisa sobre percepção pública da ciência brasileira, com destaque para temas contemporâneos

Publicado em 15/05/2024 11:44 Aviso de Pauta CGEE lança pesquisa sobre percepção pública da ciência brasileira, com destaque para temas contemporâneos O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lança, as 15h de hoje, em sua sede, em Brasília (DF), a sexta edição da "Pesquisa...

CGEE se prepara para o lançamento da sexta edição da pesquisa Percepção pública de C&T no Brasil

O documento será lançado no dia 15 de maio e contará com temas inéditos, como inteligência artificial e desinformação.

Finep promove seminário sobre startups e deeptechs

O encontro ocorreu na sede da Financiadora, no Rio, em formato híbrido, e teve como organizador Fernando Peregrino, chefe de Gabinete da Presidência da Finep.

Diretor-presidente do CGEE representa instituição na Conferência Regional Sul de CT&I

O evento aconteceu em Curitiba (PR) e o tema foi “Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento”.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE participa das comemorações de 70 anos do Inpa

Inpa

CGEE participa das comemorações de 70 anos do Inpa

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa, nesta semana, da celebração de 70 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). As comemorações acontecem a partir de 15h, respectivamente, no Teatro Amazonas, e no Bosque da Ciência do Inpa, em Manaus (AM). O Centro é representado pelo diretor-presidente, Fernando Rizzo. 

O Inpa tem uma longa trajetória científica na Amazônia, sendo responsável por diversas ações que têm grande impacto na sociedade como um todo. A instituição contribui com políticas públicas, o desenvolvimento de pesquisas, básicas e aplicadas, de tecnologia e inovação, assim como na capacitação de pessoas altamente qualificadas para atuar em questões amazônicas e na socialização do conhecimento. 

Inpa 

Criado em 1952 e implementado em 1954, o Inpa vem realizando, ao longo dos anos, estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, a instituição é referência mundial em biologia tropical.

Os primeiros anos do Inpa foram caracterizados por pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia.

Para cumprir o desafio, o instituto possui as coordenações gerais de Capacitação, Administração, Ações Estratégicas, Extensão, e quatro coordenações de pesquisas, atuando nos seguintes focos: dinâmica ambiental; sociedade, ambiente e saúde; tecnologia e inovação e biodiversidade. A instituição tem quatro núcleos de pesquisas localizados nos Estados do Acre, Roraima, Pará e Rondônia.

Para saber mais sobre o Inpa, acesse: https://www.gov.br/inpa/pt-br.