Notícias

CGEE lança nova edição do estudo Brasil: Mestres e Doutores 2024

A iniciativa traz o mais completo e sistemático conjunto de informações estatísticas sobre a formação e o emprego de mestres e doutores no Brasil.

A sociedade brasileira considera as mudanças climáticas como um perigo grave, aponta pesquisa do CGEE

A pesquisa "Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2023" indica que cerca de nove em cada dez brasileiros têm consciência sobre o fenômeno.

CGEE lança pesquisa sobre percepção pública da ciência brasileira, com destaque para temas contemporâneos

Publicado em 15/05/2024 11:44 Aviso de Pauta CGEE lança pesquisa sobre percepção pública da ciência brasileira, com destaque para temas contemporâneos O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lança, as 15h de hoje, em sua sede, em Brasília (DF), a sexta edição da "Pesquisa...

CGEE se prepara para o lançamento da sexta edição da pesquisa Percepção pública de C&T no Brasil

O documento será lançado no dia 15 de maio e contará com temas inéditos, como inteligência artificial e desinformação.

Finep promove seminário sobre startups e deeptechs

O encontro ocorreu na sede da Financiadora, no Rio, em formato híbrido, e teve como organizador Fernando Peregrino, chefe de Gabinete da Presidência da Finep.

Diretor-presidente do CGEE representa instituição na Conferência Regional Sul de CT&I

O evento aconteceu em Curitiba (PR) e o tema foi “Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento”.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE promove lançamento de webinar sobre patentes verdes e transição energética

Energy Big Push 2.0

CGEE promove lançamento de webinar sobre patentes verdes e transição energética

As patentes verdes são o tema principal do 4º webinar do projeto Energy Big Push 2.0 (EBP) "Patentes verdes e a Transição Energética brasileira - Dados e informações estratégicas sobre patentes no contexto da transição energética no Brasil". Organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o evento será às 10h do dia 06/10. 

Com os objetivos de lançar o novo módulo de indicadores de patentes da plataforma inova-e; anunciar a estreia de um informe sobre o tema, previsto para ser concluído em aproximadamente um mês; e dialogar sobre a importância dessas patentes e os fatores-chave de incentivo à cooperação nacional e internacional para acelerar o desenvolvimento de tecnologias energéticas de baixo carbono no Brasil, espera-se que o evento amplie o acesso à plataforma inova-e e contribua para a elaboração de políticas públicas em ciência e tecnologia no setor energético.

A solenidade contará com a presença de especialistas em energia. São eles: o diretor-adjunto de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Miranda; a pesquisadora em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Cristina D'Urso; o Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Lucas Ribeiro; e o coordenador de Mobilização Empresarial da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Fábio Cavalcante.

A abertura contará, ainda, com a participação do diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo. A conclusão do debate será feita pelo diretor do escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) em Brasília (DF), Carlos Mussi, e do diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado. Faça sua inscrição por este link.

Sobre o EBP

O EBP é uma iniciativa no âmbito do Diálogo entre o Programa Euroclima+ e o Brasil. Foi aprovada a Ação Priorizada 3 “Energy Big Push 2.0 - Impulsionando a inovação para a transição energética sustentável no Brasil”, executada pelo CGEE, em parceria com a EPE e implementada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pela Cooperação Técnica Alemã (GIZ). O seu objetivo é promover mais e melhores investimentos em energia sustentável no Brasil, com foco em inovação, por meio do fornecimento de informação estratégica e conhecimento em ciência, tecnologia e inovação.