Notícias

CGEE participa de eventos internacionais na Dinamarca

As reuniões estão acontecendo na capital dinamarquesa e ocorrem no âmbito da COP.

Oics participa de fórum para desenvolvimento urbano sustentável

O evento visa promover o planejamento e o desenvolvimento urbano integrado em cidades da Ásia, da África e da América Latina.

Tecnologias Quânticas foram discutidas pela Fapesp dentro das reuniões preparatórias da 5CNCTI

O debate contou com mesas diversas sobre o Brasil no Mapa das Tecnologias Quânticas; Empresas de Tecnologias Quânticas; e Formação de Competências Quânticas.

CGEE lança publicação sobre reciclagem e reúso de equipamentos eletroeletrônicos

O livro "Reciclagem e Reúso de Equipamentos Eletroeletrônicos" oferece insights e soluções para o tratamento sustentável de resíduos eletroeletrônicos.

CGEE participa de conferência livre em Pernambuco sobre transição energética

As Conferências Livres representam uma das modalidades de eventos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), agendada para junho, em Brasília (DF).

Octi participa de webinar quinzenal do Cetem

A equipe do observatório fez uma visita técnica e apresentou o projeto na sede do Cetem, no Rio de Janeiro (RJ).

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link