Notícias

CGEE realiza webinar de lançamento do primeiro Boletim Temático da Bioeconomia

A programação contou com a participação de instituições que realizam estudos sobre o tema no país.

CGEE realiza webinar para debater inovações no setor de recursos hídricos

O encontro teve como objetivos indicar e promover soluções de consumo para o setor.

Semas promove debate sobre “Bioeconomia e Cidades Sustentáveis”

O evento contou com participação do CGEE e é uma preparação para o Fórum Mundial de Bioeconomia, que ocorrerá em Belém no mês de outubro.

CGEE lança primeiro Boletim Temático da Bioeconomia

Produzido pela equipe do projeto Agenda Positiva da Mudança do Clima e do Desenvolvimento Sustentável, a publicação apresenta um panorama de produção científica em bioeconomia no Brasil e no mundo.

Com o apoio do CGEE, Fundação Dom Cabral lança série de livros sobre Economia Digital

O livro, que será lançado no final de junho pela Fundação Dom Cabral, reúne opiniões de acadêmicos, gestores públicos e executivos.

Inovação e Indústria 4.0 no setor de recursos hídricos é tema de webinar promovido pelo CGEE

No âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), o webinar acontece na quinta-feira (17), às 15h, e é aberto para todos os públicos.

Seminário Novos Futuros discute temas tecnológicos estratégicos

Primeira edição do evento promovido pelo INT e CGEE será sobre bioeconomia.

Projeto Energy Big Push é um dos temas do podcast Inova-e

A iniciativa visa compartilhar a experiência brasileira na construção de um banco de dados de inovação em energia no país.

CGEE lança 1º Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação

Em um webinar que reuniu mais de 250 pessoas, a equipe do OCTI apresentou a publicação e reuniu personalidades da ciência brasileira em discussões sobre o tema.

“O setor cerâmico e as cidades sustentáveis” é tema de webinar promovido pelo CGEE

Em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos e Louças Sanitárias (Anfacer), o evento celebrou o Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link