Notícias

Cidades sustentáveis é tema de debate em evento do projeto Café com Design

Iniciativa é uma parceria entre o Iesb e o CGEE. O evento ocorreu no dia 11, em Brasília (DF), e contou com diretoras do Centro Brasil Design.

MCTIC lança consulta pública sobre a Política Nacional de Inovação

Foram organizadas reuniões com atores governamentais, representantes de empresas e startups; agentes financeiros; universidades e instituições de Ciência e Tecnologia (ICT); secretarias estaduais, municipais e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP).

Embaixada do Chile no Brasil e CGEE realizam mesa de diálogo sobre recursos hídricos

O encontro ocorrerá no dia 12 de novembro, na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, em Brasília (DF).

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é pauta durante Seminário de Pesquisa em Design, no Chile

Iniciativa apresentada é desenvolvida pelo CGEE no âmbito do Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Iesb e CGEE promovem segundo encontro do projeto Café com Design

Tema dos debates será Design e Cidades Sustentáveis. O evento, que será realizado dia 11 de novembro, conta com diretoras do Centro Brasil Design.

ABM realiza seminário pela implementação dos ODS e da NAU nas cidades

Assessora técnica do CGEE participa do evento, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, na sede da associação.

CGEE marca presença no Knowledge Cities World Summit 2019

O evento ocorre em Florianópolis (SC), de 4 a 7 de novembro. O objetivo do encontro é promover discussões sobre o desenvolvimento urbano das cidades.

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é apresentado em Congresso na Colômbia

A palestra fez parte da programação do XXIII Congresso Colombiano de Geografia. Observatório é desenvolvido pelo CGEE no âmbito do Projeto CITinova.

CDR DF homologa carteira com 29 projetos

Em oficina realizada ontem (31) e hoje (1º), representantes dos projetos selecionados apresentaram as iniciativas propostas.

CDR DF: aberta oficina de homologação de projetos

Evento segue até a sexta-feira (1º). Mesa de abertura contou com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, entre outras instituições.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link