Notícias

Angela Hirata realiza palestra no CGEE

Empreendedora responsável pelo case das Havaianas estará no Centro nessa quarta-feira (19).

CITinova-MCTIC é destaque em Seminário Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Evento aconteceu nessa terça-feira (04), em Brasília (DF). Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) foi apresentado durante o encontro.

CGEE realiza oficina sobre especializações inteligentes

Participaram do encontro representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Desenvolvimento Regional (MDR).

Projeto busca mapear redes de fibras ópticas

Iniciativa irá subsidiar políticas públicas relacionadas à infraestrutura de banda larga. Mapeamento conta com o apoio do CGEE.

Condel define aplicação de R$ 30 bilhões na região Nordeste

Reunião marca posse do novo superintendente da Sudene, Douglas Cintra. A diretora do CGEE, Regina Silverio, representou o Centro na ocasião.

MCTIC e CGEE divulgam consulta pública da Política Nacional de Inovação

Apresentações ocorrem em diferentes cidades do Brasil. Consulta está disponível até 20 de janeiro.

CGEE apresenta Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em seminário da ABM

Encontro tem como objetivo discutir a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana nos municípios.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link