Notícias

CGEE apresenta resultados da avaliação do Pibic ao Conselho Deliberativo do CNPq

A coordenadora do estudo, Sofia Daher, apresentará os resultados do estudo “A formação de novos quadros para CT&I: avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)”.

“Brasil pode percorrer trajetória energética sustentável”, afirma presidente do CGEE

Mariano Laplane debateu, em seminário na UFCG, o documento Horizonte 2030 proposto pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

CGEE promove, na Paraíba, seminário internacional sobre desenvolvimento sustentável

A implantação de centros de desenvolvimento regional em universidades e ICT's será debatida no evento. A região de Campina Grande, por meio da UFCG, é um dos pilotos do projeto.

CGEE promove palestras para debater documento da Cepal

O secretário executivo da Cepal, Antonio Prado, vem ao Brasil para apresentar o documento "Horizonte 2030: a igualdade no centro do desenvolvimento sustentável”.

Diretor do MCTIC visita CGEE

O diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais, Luiz Henrique da Silva Borda, conheceu as atividades do Centro.

CGEE e Enap elaboram currículo de novo curso em CT&I

A capacitação oferece base conceitual e prática para servidores públicos do setor.

Presidente do CGEE participa de cerimônia da ABC no Rio de Janeiro

Durante o evento, tomaram posse os novos membros da Academia Brasileira de Ciências

Presidente do CGEE participa de encontro acadêmico da USP

O evento pretende discutir interdisciplinaridade e inovação no ensino, pesquisa e extensão de universidades de excelência

Oficina debate participação das universidades e instituições de pesquisa no desenvolvimento regional

Evento reuniu representantes de universidades, institutos federais e instituições públicas de pesquisa que serão pilotos para a criação de Centros de Desenvolvimento Regional.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link