Notícias

CGEE lança resultados da avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq

O estudo inédito verifica o impacto do programa em três dimensões: para os estudantes e os seus orientadores, para o sistema de ensino superior e para a sociedade.

CGEE encerra rodada de reuniões do projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica

O projeto debateu a construção do futuro da energia elétrica no país em reuniões sobre diversas macrotemáticas relacionadas ao setor.

Presidente do CGEE é agraciado com medalha do Exército

O presidente recebeu a Ordem do Mérito Militar, a mais importante condecoração do Exército.

Diretor executivo do CGEE participa de conferência em Moscou

O evento debateu temas como políticas de CT&I e foresight, com a participação de especialistas de diversos países.

CGEE e Embrapa assinam aditivo do acordo de cooperação técnica

Por meio da parceria, as instituições poderão desenvolver uma série de ações para a produção agrícola e agroindustrial nacional.

CGEE e Ministério da Defesa assinam acordo de cooperação técnica

A parceria prevê a utilização, por parte das Forças Armadas, das ferramentas de inteligência tecnológica desenvolvidas pelo CGEE, no âmbito do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

CGEE inicia novo ciclo de reuniões do projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica

Rodada de debates reunirá cerca de 350 especialistas do setor elétrico que abordarão temas como energia eólica, transmissão em corrente contínua e geração distribuída.

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica à Seped/MCTIC

Durante a reunião, técnicos das duas instituições debateram possíveis iniciativas do ministério onde o pacote de ferramentas poderia ser aplicado.

CGEE e Embrapii debatem possibilidades de parceria institucional

Durante o encontro, o Centro apresentou exemplos de serviços de inteligência estratégica prestados a instituições do Sistema Nacional de CT&I.

Desertificação é tema debatido pelo CGEE em livro sobre governança ambiental no Brasil

Assessores técnicos do CGEE tratam de institucionalidade e governança para o combate à desertificação no Brasil.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link