Notícias

Consulta sobre biocombustíveis e bioprodutos vai até o próximo dia 13

Questionário foi formulado pelo CGEE e enviado para representantes oficiais do bloco da União Europeia e de outros 21 países selecionados, envolvendo questões no âmbito da bioeconomia.

CGEE e Fundação Alexandre de Gusmão debatem diplomacia e inovação em CT&I

Representantes das duas instituições se reuniram para discutir a construção de uma agenda de colaboração a partir de estudos desenvolvidos pelo Centro.

CGEE ministra aula em curso da Enap

Assessores do Centro ministram, hoje, na Enap, aula no curso de Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.

CGEE divulga resultados de estudos no Comitê Temático de Fomento à Inovação da Anpei

O Centro participou da reunião, onde foi discutida a possibilidade de uma parceria entre as instituições com vistas à promover uma maior adesão das empresas associadas à Anpei aos projetos do Centro na área de inovação.

Enap promove Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência

O evento ocorre do dia 12 a 15 de setembro e traz diversas atividades abertas ao público, relacionadas à temática.

CGEE participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

Neste ano, o tema do evento, que ocorre entre 23 a 29 de outubro, é “A Matemática está em tudo”.

CGEE recebe representantes de CSA para projeto Cidades Sustentáveis

O objetivo é conhecer mais sobre as iniciativas sendo desenvolvidas no entorno do DF para a produção de alimentos orgânicos e recuperação de serviços ecossistêmicos.

CGEE, MCTIC, GDF e PNUMA se reúnem para discutir plano de trabalho de projeto para cidades sustentáveis

As instituições vão desenvolver o projeto “Promoção de cidades sustentáveis no Brasil por meio do planejamento urbano integrado e investimento em tecnologias inovadoras”.

Conselho de Administração do CGEE conta com novo presidente

No encontro, foi analisado o Plano de Trabalho 2018-2022 do CGEE e aprovada a proposta da versão preliminar do 13º termo aditivo ao Contrato de Gestão do Centro com o MCTIC.

MCTIC lança consulta pública da Estratégia para Transformação Digital

A iniciativa foi elaborada pelo ministério, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, que é, também, responsável pela execução da consulta eletrônica.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link