Notícias

Brasília recebe o X Encontro de Políticas Públicas e Design

Evento, criado pela Rede Latinoamericana de Políticas Públicas e Design, ocorre de 11 a 13 de setembro, no Centro Universitário IESB.

CGEE recebe o espanhol Francesc Aragall para dialogar sobre Design para todos

O presidente da Design For All Foundation explicou o conceito a partir de exemplos europeus de sucesso.

Iesb e CBD promovem Encontro de Políticas Públicas e Design

O Centro Universitário Iesb e o Centro Brasil Design organizam o evento, com o apoio do CGEE e do Conselho Setorial de Design do Uruguai. Participam diferentes países da América Latina.

Brasília recebe Nobel de Física de 2010 Konstantin Novoselov

Pesquisador veio à capital nesta quinta-feira (5) a convite do Instituto Illuminante e da Associação Comercial do Distrito Federal.

MCTIC dá início a encontro nacional sobre popularização da ciência

Evento contou com participação do ministro Marcos Pontes. No encontro, CGEE apresentou resultados de pesquisa sobre percepção da ciência.

Associação Brasileira de Municípios e CGEE assinam acordo de cooperação

As instituições irão cooperar no desenvolvimento de projetos e estudos relacionados aos temas de cidades sustentáveis e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

CGEE concorre a prêmio em gerenciamento de projetos

A premiação é promovida pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos do Distrito Federal e ocorrerá durante o 19º Encontro de Gerenciamento de Projetos.

Estudo destaca contribuição das CHSSALLA para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional

Em encontro de sociedades científicas, assessora técnica do CGEE apresentou panorama das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes.

Maioria dos brasileiros mantém visão otimista em relação à ciência e tecnologia, aponta pesquisa

Levantamento ouviu 2,2 mil cidadãos entre 16 e 75 anos em todas as regiões. Desse total, 86% associam ciência e tecnologia a oportunidades e desenvolvimento.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link