Notícias

Presidente do CGEE ministra palestra na CEE-Fiocruz

O tema da apresentação é inteligência tecnológica em CT&I: modelagem e automação de processos na era do BigData.

CGEE realiza edição do Journal Club

Artigo a ser apresentado avalia alguns resultados da iniciativa Orcid, organização que oferece um registro único para pesquisadores e autores da produção acadêmica.

CGEE lança estudo com proposta para reformulação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária

O estudo “Arranjos para o futuro da inovação agropecuária no Brasil: nova abordagem para o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária” traz uma proposta de modelo de governança para o SNPA.

Academia Brasileira de Ciências anuncia Reunião Magna 2018

O tradicional evento anual da Academia acontece, neste ano, de 8 a 10 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

Centro Internacional Celso Furtado lança publicação sobre Amazônia

O diretor do CGEE, Antônio Galvão, contribuiu com a publicação como autor de uma homenagem a Bertha Becker e um artigo sobre teses e mitos sobre o desenvolvimento da Amazônia.

Abertas as inscrições para a maior competição internacional de comunicação científica

Organizado pelo British Council, o FameLab 2018 acontece em 32 países simultaneamente. O finalista brasileiro disputará o mundial na Inglaterra.

CGEE e CNPq realizam treinamento para avaliação de programas em CT&I

Representantes da agência de fomento estiveram no Centro para a primeira capacitação de projeto conjunto das duas instituições.

CGEE realiza oficina para implantação de Centro de Desenvolvimento Regional em Bagé

O encontro, organizado pelo CGEE, é uma das etapas do projeto demandado pela Secretaria de Educação Superior do MEC.

CGEE sedia encontro do PyData Brasil

Reunião, voltada para usuários e desenvolvedores de ferramentas de análise de dados, tem entrada gratuita.

CGEE realiza oficina de implantação do Centro de Desenvolvimento Regional do Sudoeste Paulista

O projeto, demandado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê a criação de Centros de Desenvolvimento Regional em várias cidades piloto do país.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link