Notícias

CGEE e Embrapii debatem possibilidades de parceria institucional

Durante o encontro, o Centro apresentou exemplos de serviços de inteligência estratégica prestados a instituições do Sistema Nacional de CT&I.

Desertificação é tema debatido pelo CGEE em livro sobre governança ambiental no Brasil

Assessores técnicos do CGEE tratam de institucionalidade e governança para o combate à desertificação no Brasil.

CGEE participa de publicação do Ipea sobre implementação das Convenções da Rio 92

O livro trata da execução, no Brasil, das Convenções-Quadro das Nações Unidas sobre biodiversidade, mudança climática e desertificação, originadas na Rio 92.

CGEE apresenta ferramentas de inteligência tecnológica a instituição argentina

CGEE recebe representantes de instituição de foresight argentina para troca de informações sobre ferramentas desenvolvidas no CGEE.

MCTIC lança publicação sobre políticas públicas para cidades sustentáveis

O livro cita o programa realizado, em parceria com o CGEE, sobre criação de plataforma de conhecimento sobre as cidades sustentáveis.

"A melhor maneira de antecipar o futuro é construí-lo", afirma presidente do CGEE em curso da Enap

Em palestra magna ministrada na abertura do curso de especialização da Enap, presidente do CGEE fala sobre estratégias de desenvolvimento em períodos de incerteza.

MCTIC começa a discutir plano de ação para o desenvolvimento da bioeconomia no Brasil

CGEE integra grupo de trabalho que vai apontar barreiras, oportunidades e definir estratégias. Bioeconomia é um dos 12 eixos da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia.

CGEE sedia reunião para debater a bioeconomia no Brasil

A discussão visa a subsidiar a construção de um Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioeconomia.

CGEE propõe criação de centro tecnológico em celulose e papel

O projeto é parte da publicação mais recente do Centro, que sugere estratégias para o fomento ao desenvolvimento tecnológico da indústria do setor.

CGEE dá aula magna em curso de especialização da Enap

Na ocasião, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, ministrará palestra magna sobre Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento em períodos de incerteza.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link