Notícias

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação recebe diretor-presidente do CGEE em audiência

Durante o encontro, realizado na sede do ministério, em Brasília (DF), foram apresentadas as diversas contribuições do Centro ao SNCTI.

Realizado o 3º webinar do projeto Energy Big Push 2.0

O evento reuniu especialistas e representantes ministeriais para discutir a inovação em energia.

Balanço OCTI 2022: monitoramento da ciência com olhar de futuro

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação tem desenvolvido novas metodologias para ampliar a visão estratégica no setor, articulando atores locais e nacionais.

CGEE promove webinar sobre fortalecimento do sistema de inovação em energia

O evento faz parte do projeto Energy Big Push 2.0 e contará com a presença de equipes e interlocutores ministeriais.

Mais de 20 publicações foram lançadas pelo CGEE em 2022

No ano passado, o Centro lançou documentos que contribuíram com o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A 52ª edição da revista Parcerias Estratégicas é um dos destaques.

CGEE promoveu mais de 100 eventos em 2022

Com webinars, reuniões temáticas e oficinas, a instituição conseguiu cumprir com seu objetivo de difundir informações, experiências e projetos à sociedade.

Confira as ações realizadas pelo projeto Energy Big Push 2.0 em 2022

O projeto é conduzido pelo CGEE em parceria com a EPE, assistência técnica da Cepal e da GIZ, e apoio do Euroclima+, MCTI, MME e MRE.

Luciana Santos assume como primeira ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

A cerimônia foi realizada na sede do MCTI, em Brasília, e foi transmitida pelo Youtube. O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, participou da solenidade.

Lançamento do novo Boletim Octi destaca a produção de CT&I em Pernambuco

A publicação tem como foco o Estado de Pernambuco, trazendo informações sobre Indicadores e Panoramas de CT&I na unidade da Federação. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secti-PE.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link