Notícias
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação recebe diretor-presidente do CGEE em audiência
Realizado o 3º webinar do projeto Energy Big Push 2.0
Balanço OCTI 2022: monitoramento da ciência com olhar de futuro
Periódico científico publica artigo sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis
CGEE promove webinar sobre fortalecimento do sistema de inovação em energia
Mais de 20 publicações foram lançadas pelo CGEE em 2022
CGEE promoveu mais de 100 eventos em 2022
Confira as ações realizadas pelo projeto Energy Big Push 2.0 em 2022
Luciana Santos assume como primeira ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação
Lançamento do novo Boletim Octi destaca a produção de CT&I em Pernambuco
Conteúdos mais visualizados
CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis
Seminário
CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis
Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).
Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI.
Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.
A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.
Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br.
A progamação do evento pode ser obtida neste link.