Notícias

CGEE, MCTIC, GDF e PNUMA se reúnem para discutir plano de trabalho de projeto para cidades sustentáveis

As instituições vão desenvolver o projeto “Promoção de cidades sustentáveis no Brasil por meio do planejamento urbano integrado e investimento em tecnologias inovadoras”.

Conselho de Administração do CGEE conta com novo presidente

No encontro, foi analisado o Plano de Trabalho 2018-2022 do CGEE e aprovada a proposta da versão preliminar do 13º termo aditivo ao Contrato de Gestão do Centro com o MCTIC.

MCTIC lança consulta pública da Estratégia para Transformação Digital

A iniciativa foi elaborada pelo ministério, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, que é, também, responsável pela execução da consulta eletrônica.

CGEE apresenta resultados de estudo inédito sobre o setor de energia elétrica

A iniciativa, realizada ao longo de dois anos, mapeou mais de 140 mil especialistas, envolveu 80 instituições de todo o Brasil e apontou 2,7 mil linhas de P&D para o setor.

CGEE participa das atividades da SBPC em Belo Horizonte

O CGEE apresentou os resultados da avaliação do Pibic e, também, lançou livro sobre percepção pública em CT&I na reunião anual da SBPC. A ferramenta Insight Net foi o destaque no stand do Centro.

CGEE debate com jovens cientistas a importância da iniciação científica

O presidente do Centro, Mariano Laplane, apresentou, durante a Expotec da SBPC, os resultados da avaliação que o Centro realizou sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.

CGEE debate resultados da avaliação do Pibic durante a Reunião Anual da SBPC

O Centro participará das atividades da Expotec, mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores, como universidades e institutos de pesquisa de todo o país.

CGEE lança livro sobre a percepção dos brasileiros acerca do tema C&T

A publicação será apresentada no café literário da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação realizada durante a programação da Reunião Anual da SBPC.

CGEE apresenta projetos em dois eventos internacionais

O assessor técnico Marcelo Poppe representou o Centro na Energy Week, na Bélgica, e no Rising Powers and Interdependent Futures, na Inglaterra.

CGEE publica artigo no periódico BNDES Setorial

O assessor técnico do Centro, Marcelo Poppe, assina artigo sobre o papel da Plataforma para o Biofuturo.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link