Notícias

Projeto Energy Big Push debate impactos da pandemia nos investimentos em inovação na área de energia

O encontro virtual contou com a participação de 32 representantes de 7 instituições do setor, que relataram as suas experiências na condução da crise.

Iclei Europa é novo parceiro do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Iniciativas trabalham em conjunto no tema de Soluções Baseadas na Natureza. Observatório é desenvolvido pelo CGEE, por meio do projeto CITinova.

Equipe do CGEE se reúne virtualmente para o “Bate-papo da Casa”

O encontro ocorre periodicamente na sede do Centro para promover a confraternização dos colaboradores

Colaboradoras do CGEE são homenageadas no Dia das Mães

Em ação de responsabilidade social, as mães receberam os cumprimentos do Centro em suas casas.

Estudo identifica sete mil contribuições das ciências humanas e sociais na área da saúde e no combate ao coronavírus

Dados são de publicação sobre o tema que será lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o CGEE.

Colaboradores do CGEE compartilham experiências da nova dinâmica de trabalho

Em home office, a equipe encontrou vantagens não apenas para o desenvolvimento dos projetos, mas também para aprendizados pessoais.

Acordo dissemina uso da Inteligência Artificial na área da saúde

O protocolo foi assinado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), Hospital das Forças Armadas (HFA), o Ministério da Defesa, o Instituto Laura Fressatto e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que é uma organização vinculada ao MCTIC.

Rede Brasil do Pacto Global realiza webinar sobre ODS no Setor Elétrico Brasileiro na sede do CGEE

No evento, denominado SEBLab, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) e o Centro apresentarão o projeto Energy Big Push.

Iclei e CGEE assinam parceria

Solenidade ocorreu nessa quarta-feira (11), em Brasília (DF). O documento contempla o Programa Urban By Nature e o Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link