Notícias

Atores governamentais apresentam contribuições à elaboração da Política Nacional de Inovação

Representantes de diversos órgãos governamentais participaram de mais uma da série de oficinas realizadas para debater a proposta.

CGEE apresenta Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em evento do Circuito Urbano da ONU

O encontro ocorre no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, nos dias 14 e 15 de outubro. Observatório foi apresentado no primeiro dia de discussões, assim como o Projeto CITinova, do MCTIC.

Observatório do MCTIC e do CGEE é pauta em painel no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB

Universidade promove o evento com apoio do Ibict e da ONU-Habitat. O observatório é desenvolvido pelo CGEE no âmbito do Projeto CITinova.

CGEE participa de homenagem à professora Bertha Becker

Solenidade é realizada nesta quarta-feira (09), no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

SNCT 2019: CGEE apresenta dois projetos em evento do MCTIC

Pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil 2019 e Projeto Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes são temas do stand do CGEE; exibição ocorre de 21 a 27 de outubro, em Brasília (DF).

Sudene realiza oficina sobre o PRDNE

Equipes da Autarquia e do CGEE debatem momento atual do plano, perspectivas, premissas, financiação e desafios.

Estados, municípios e FAPs oferecem contribuições à Política Nacional de Inovação

Evento ocorreu no Sebrae Lab, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (2). Esse foi o terceiro encontro com atores-chave na elaboração da política.

MCTIC e CGEE abrem série de oficinas para discutir a Política Nacional de Inovação

Evento inicial reuniu representantes de instituições, startups e empresas como Embraer, Fiat, Nubank e Portal de Compras Públicas.

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis tem versão preliminar apresentada em encontro global

Apresentação ocorreu durante a programação do encontro global Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, nessa quarta-feira (18).

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Seminário

CGEE realiza seminário internacional sobre cidades sustentáveis

Visando a identificar possibilidades de uma colaboração bilateral, entre o Brasil e a Europa, com foco em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza um seminário internacional no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento, organizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Comissão Europeia, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília (DF).

Na ocasião, o assessor técnico Cristiano Cagnin apresentará os resultados preliminares do projeto sobre cidades sustentáveis, desenvolvido pelo Centro. Com o objetivo de construir uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no tema, o projeto identificou desafios e soluções contextualizados para diferentes municípios brasileiros, assim como as contribuições da CT&I nessa conjuntura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do MCTI. 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma oficina para debater o futuro das cidades sustentáveis. No encontro, especialistas, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil foram incentivados a apresentar alternativas de futuro com o objetivo de identificar novos desafios e soluções não detectados no mapeamento. “O exercício serviu para um debate acerca do conceito de cidades sustentáveis e para identificar critérios que orientem o MCTI”, afirma Cagnin.

A metodologia utilizada no estudo, inspirada pela do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para traçar recortes no território nacional. A divisão do País em duas macrorregiões contribui para contextualizar o estudo. "O problema pode ser o mesmo em uma metrópole e em uma cidade pequena, mas a solução possivelmente será diferente porque levará em consideração a realidade daquele contexto", completa Cagnin.  

Aberto ao público, o seminário recebe inscrições pelo e-mail cgee-eventos@cgee.org.br

A progamação do evento pode ser obtida neste link