Notícias

CGEE participa de eventos internacionais na Dinamarca

As reuniões estão acontecendo na capital dinamarquesa e ocorrem no âmbito da COP.

Oics participa de fórum para desenvolvimento urbano sustentável

O evento visa promover o planejamento e o desenvolvimento urbano integrado em cidades da Ásia, da África e da América Latina.

Tecnologias Quânticas foram discutidas pela Fapesp dentro das reuniões preparatórias da 5CNCTI

O debate contou com mesas diversas sobre o Brasil no Mapa das Tecnologias Quânticas; Empresas de Tecnologias Quânticas; e Formação de Competências Quânticas.

CGEE lança publicação sobre reciclagem e reúso de equipamentos eletroeletrônicos

O livro "Reciclagem e Reúso de Equipamentos Eletroeletrônicos" oferece insights e soluções para o tratamento sustentável de resíduos eletroeletrônicos.

CGEE participa de conferência livre em Pernambuco sobre transição energética

As Conferências Livres representam uma das modalidades de eventos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), agendada para junho, em Brasília (DF).

Octi participa de webinar quinzenal do Cetem

A equipe do observatório fez uma visita técnica e apresentou o projeto na sede do Cetem, no Rio de Janeiro (RJ).

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Coletânea

SBPC

Coletânea


Agência CT&I Amazonas/ Carlos Fábio Guimarães

A pesquisadora Bertha Becker, uma das grandes colaboradoras do CGEE, foi homenageada pelo Centro em sessão especial realizada ontem (25), durante a programação da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece no Recife (PE). O encontro contou com a participação da presidente da entidade, Helena Nader, e de diversos representantes da academia.

Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bertha era considerada uma referência internacional em geografia política, principalmente em estudos sobre a Amazônia. A pesquisadora faleceu no dia 13 de julho, aos 83 anos.

“O CGEE decidiu prestar uma homenagem à Bertha e também compartilhar as suas contribuições aos estudos do Centro com todos aqueles que conhecem ou gostariam de conhecer a obra dessa pesquisadora que tanto contribuiu para o desenvolvimento do país”, afirmou o presidente do CGEE, Mariano Laplane.

Na ocasião, o Centro lançou uma coletânea que reúne em CD textos, alguns inéditos e outros já publicados, elaborados pela pesquisadora entre 2006 e 2012, período ao longo do qual o CGEE contou com a sua dedicação à reflexão sobre os caminhos do desenvolvimento sustentável da região amazônica e da integração nacional.

Durante a sessão, a geógrafa Adma Figueiredo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lembrou das propostas visionárias de Bertha em relação à Amazônia. “Ela foi pioneira nos estudos sobre as cidades e fronteiras amazônicas. Produziu inúmeros avanços conceituais e metodológicos, como a constituição de políticas de zoneamento para a região”, disse.

O antropólogo Otávio Velho, da UFRJ, lembrou da capacidade de diálogo e de conciliar posições da pesquisadora. Ele também destacou o respeito da geógrafa pelos conhecimentos tradicionais. “Ela tinha isso de uma maneira muito forte, mas buscando um relacionamento entre esses conhecimentos e a ciência”, afirmou.

A pesquisadora Tatiana Sá, da Embrapa Oriental, ressaltou a contribuição de Bertha para a formulação de políticas públicas. “Várias de suas ideias inspiraram programas ou projetos de pesquisa”, disse.

A coletânea pode ser acessada neste link.