Notícias

Ciência é política de Estado

ª CNCTI reacende o debate de que a construção de um país mais justo depende de recursos para ciência, tecnologia e inovação.

Tomem ciência!

Em tempos de fake news, contra tudo e todos, a população acredita mais do que nunca no poder transformador da ciência. É nesse clima de confiança que acontece, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Conselheiros do CCT se reúnem para alinhar últimos ajustes do PBIA

Membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) se reuniram nesta terça-feira (23/07), na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A ciência venceu

Em era de fake news, é significativa a vontade explícita de consumir ciência.

CGEE discute sociobioeconomia amazônica na Reunião Anual da SBPC

O debate abordou a importância do conhecimento para o desenvolvimento sustentável na região.

CGEE Acompanha Força-Tarefa do Clima no G20 em Belém

Ação visa alinhar esforços globais para mitigação climática na cidade-sede da COP 30

CGEE realiza palestra sobre mulheres na ciência durante a Expotec da SBPC

A apresentação foi feita com base no estudo "Brasil: mestres e doutores" da instituição.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Coletânea

SBPC

Coletânea


Agência CT&I Amazonas/ Carlos Fábio Guimarães

A pesquisadora Bertha Becker, uma das grandes colaboradoras do CGEE, foi homenageada pelo Centro em sessão especial realizada ontem (25), durante a programação da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece no Recife (PE). O encontro contou com a participação da presidente da entidade, Helena Nader, e de diversos representantes da academia.

Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bertha era considerada uma referência internacional em geografia política, principalmente em estudos sobre a Amazônia. A pesquisadora faleceu no dia 13 de julho, aos 83 anos.

“O CGEE decidiu prestar uma homenagem à Bertha e também compartilhar as suas contribuições aos estudos do Centro com todos aqueles que conhecem ou gostariam de conhecer a obra dessa pesquisadora que tanto contribuiu para o desenvolvimento do país”, afirmou o presidente do CGEE, Mariano Laplane.

Na ocasião, o Centro lançou uma coletânea que reúne em CD textos, alguns inéditos e outros já publicados, elaborados pela pesquisadora entre 2006 e 2012, período ao longo do qual o CGEE contou com a sua dedicação à reflexão sobre os caminhos do desenvolvimento sustentável da região amazônica e da integração nacional.

Durante a sessão, a geógrafa Adma Figueiredo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lembrou das propostas visionárias de Bertha em relação à Amazônia. “Ela foi pioneira nos estudos sobre as cidades e fronteiras amazônicas. Produziu inúmeros avanços conceituais e metodológicos, como a constituição de políticas de zoneamento para a região”, disse.

O antropólogo Otávio Velho, da UFRJ, lembrou da capacidade de diálogo e de conciliar posições da pesquisadora. Ele também destacou o respeito da geógrafa pelos conhecimentos tradicionais. “Ela tinha isso de uma maneira muito forte, mas buscando um relacionamento entre esses conhecimentos e a ciência”, afirmou.

A pesquisadora Tatiana Sá, da Embrapa Oriental, ressaltou a contribuição de Bertha para a formulação de políticas públicas. “Várias de suas ideias inspiraram programas ou projetos de pesquisa”, disse.

A coletânea pode ser acessada neste link.