Notícias

Reunião debate o uso eficiente da água na agricultura

Reunião contou a participação de representantes governamentais e líderes rurais.

72ª Reunião Anual da SBPC terá versão online

O evento é historicamente apoiado pelo CGEE, que já divulgou com exclusividade diversas iniciativas durante a programação.

Café com Design, promovido pelo CGEE, debate reinvenções necessárias ao pós-pandemia

Encontro realizado no ambiente virtual reuniu colaboradores e convidados para uma troca de experiências.

Webinar debate Soluções baseadas na Natureza

O evento foi realizado pelo Iclei como parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente.

Semana Mundial do Meio Ambiente: Iclei realiza webinar sobre Soluções Baseadas na Natureza

CGEE e Fluxus Design são parceiros do encontro, que ocorrerá nessa quinta-feira (04), para discutir a criação um grupo de atores nesse tema no Brasil.

Projeto Energy Big Push debate impactos da pandemia nos investimentos em inovação na área de energia

O encontro virtual contou com a participação de 32 representantes de 7 instituições do setor, que relataram as suas experiências na condução da crise.

Iclei Europa é novo parceiro do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Iniciativas trabalham em conjunto no tema de Soluções Baseadas na Natureza. Observatório é desenvolvido pelo CGEE, por meio do projeto CITinova.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

SEMINÁRIO

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovaram, nesta semana, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015 em sessão conjunta. A proposta segue agora em regime de urgência para votação no Plenário e propõe ações de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, assim como à pesquisa e inovação.

O presidente da CCT e relator do projeto na CAE, Cristovam Buarque (PDT/DF), participou de um debate no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para uma rodada de perguntas e respostas sobre a sua proposta para a construção de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação. Desde 2012, o texto vem sendo debatido.

O encontro contou com a participação de colaboradores do CGEE e convidados. Na ocasião, o senador trouxe uma questão pertinente para a CT&I no Brasil: com a implementação do marco regulatório, o que é preciso mudar no País para alavancar a economia com uma indústria que se baseie no conhecimento? De acordo com ele, o desenvolvimento deve contar com uma economia baseada em alta tecnologia, conhecimento e ausência de violência.

O senador falou, ainda, sobre a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), que trata da capacitação e alcance da autonomia tecnológica e desenvolvimento industrial do País. "Temos que levar os jovens para dentro de empresas e entidades ligadas à inovação. A universidade deve ser ligada com a realidade na teoria e na prática", afirmou.

Ao ser questionado pelo assessor do Centro, Antonio Geraldo, sobre o que pode ser feito para melhorar a articulação entre ministérios, secretarias e instituições de C&T, Buarque disse que precisamos de estratégias para que o Brasil dê esse salto. Sugeriu ainda que o Centro, como instituição da área, pense em táticas para melhorar o contato entre esses órgãos.