Notícias

Brasília recebe o X Encontro de Políticas Públicas e Design

Evento, criado pela Rede Latinoamericana de Políticas Públicas e Design, ocorre de 11 a 13 de setembro, no Centro Universitário IESB.

CGEE recebe o espanhol Francesc Aragall para dialogar sobre Design para todos

O presidente da Design For All Foundation explicou o conceito a partir de exemplos europeus de sucesso.

Iesb e CBD promovem Encontro de Políticas Públicas e Design

O Centro Universitário Iesb e o Centro Brasil Design organizam o evento, com o apoio do CGEE e do Conselho Setorial de Design do Uruguai. Participam diferentes países da América Latina.

Brasília recebe Nobel de Física de 2010 Konstantin Novoselov

Pesquisador veio à capital nesta quinta-feira (5) a convite do Instituto Illuminante e da Associação Comercial do Distrito Federal.

MCTIC dá início a encontro nacional sobre popularização da ciência

Evento contou com participação do ministro Marcos Pontes. No encontro, CGEE apresentou resultados de pesquisa sobre percepção da ciência.

Associação Brasileira de Municípios e CGEE assinam acordo de cooperação

As instituições irão cooperar no desenvolvimento de projetos e estudos relacionados aos temas de cidades sustentáveis e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

CGEE concorre a prêmio em gerenciamento de projetos

A premiação é promovida pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos do Distrito Federal e ocorrerá durante o 19º Encontro de Gerenciamento de Projetos.

Estudo destaca contribuição das CHSSALLA para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional

Em encontro de sociedades científicas, assessora técnica do CGEE apresentou panorama das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes.

Maioria dos brasileiros mantém visão otimista em relação à ciência e tecnologia, aponta pesquisa

Levantamento ouviu 2,2 mil cidadãos entre 16 e 75 anos em todas as regiões. Desse total, 86% associam ciência e tecnologia a oportunidades e desenvolvimento.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

SEMINÁRIO

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovaram, nesta semana, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015 em sessão conjunta. A proposta segue agora em regime de urgência para votação no Plenário e propõe ações de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, assim como à pesquisa e inovação.

O presidente da CCT e relator do projeto na CAE, Cristovam Buarque (PDT/DF), participou de um debate no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para uma rodada de perguntas e respostas sobre a sua proposta para a construção de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação. Desde 2012, o texto vem sendo debatido.

O encontro contou com a participação de colaboradores do CGEE e convidados. Na ocasião, o senador trouxe uma questão pertinente para a CT&I no Brasil: com a implementação do marco regulatório, o que é preciso mudar no País para alavancar a economia com uma indústria que se baseie no conhecimento? De acordo com ele, o desenvolvimento deve contar com uma economia baseada em alta tecnologia, conhecimento e ausência de violência.

O senador falou, ainda, sobre a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), que trata da capacitação e alcance da autonomia tecnológica e desenvolvimento industrial do País. "Temos que levar os jovens para dentro de empresas e entidades ligadas à inovação. A universidade deve ser ligada com a realidade na teoria e na prática", afirmou.

Ao ser questionado pelo assessor do Centro, Antonio Geraldo, sobre o que pode ser feito para melhorar a articulação entre ministérios, secretarias e instituições de C&T, Buarque disse que precisamos de estratégias para que o Brasil dê esse salto. Sugeriu ainda que o Centro, como instituição da área, pense em táticas para melhorar o contato entre esses órgãos.