Notícias

CGEE lança estudo sobre bioenergia e redução de emissões na COP 23

A iniciativa aborda, entre outros tópicos, o potencial do etanol celulósico como combustível avançado, de baixo carbono, para uso no transporte e na indústria.

Livro do CGEE sobre bioenergia será lançado na COP 23

O livro “Second generation sugarcane bioenergy & biochemicals” será divulgado amanhã (14), durante evento realizado na COP 23, que acontece em Bonn, na Alemanha.

CGEE realiza oficinas do projeto de implantação de Centros de Desenvolvimento Regional

As oficinas, realizadas em Campina Grande e Bagé, orientam a instalação de Centros de Desenvolvimento Regional, no âmbito do projeto realizado pelo CGEE, em parceria com o MEC e a Câmara dos Deputados.

CGEE promove Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em evento na Índia

No evento, foi apresentado o projeto do CGEE Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis.

CGEE participa de fórum da Agência Espacial Brasileira

Reunião sobre a indústria espacial brasileira debate inovações, tendências e oportunidades para o setor.

CGEE participa de conferência da HSE/Iseek, na Rússia

O evento acontece na Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa, com sede em Moscou.

Aberto processo para escolha do novo presidente do CGEE

Os interessados deverão comprovar experiência na gestão de instituições do sistema nacional de inovação, entre outros requisitos.

CGEE participa de fórum sobre Cidades Sustentáveis na Índia

O tema do Segundo Encontro Anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis este ano é Inovação e Soluções Inteligentes para Sustentabilidade Urbana.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

SEMINÁRIO

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovaram, nesta semana, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015 em sessão conjunta. A proposta segue agora em regime de urgência para votação no Plenário e propõe ações de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, assim como à pesquisa e inovação.

O presidente da CCT e relator do projeto na CAE, Cristovam Buarque (PDT/DF), participou de um debate no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para uma rodada de perguntas e respostas sobre a sua proposta para a construção de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação. Desde 2012, o texto vem sendo debatido.

O encontro contou com a participação de colaboradores do CGEE e convidados. Na ocasião, o senador trouxe uma questão pertinente para a CT&I no Brasil: com a implementação do marco regulatório, o que é preciso mudar no País para alavancar a economia com uma indústria que se baseie no conhecimento? De acordo com ele, o desenvolvimento deve contar com uma economia baseada em alta tecnologia, conhecimento e ausência de violência.

O senador falou, ainda, sobre a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), que trata da capacitação e alcance da autonomia tecnológica e desenvolvimento industrial do País. "Temos que levar os jovens para dentro de empresas e entidades ligadas à inovação. A universidade deve ser ligada com a realidade na teoria e na prática", afirmou.

Ao ser questionado pelo assessor do Centro, Antonio Geraldo, sobre o que pode ser feito para melhorar a articulação entre ministérios, secretarias e instituições de C&T, Buarque disse que precisamos de estratégias para que o Brasil dê esse salto. Sugeriu ainda que o Centro, como instituição da área, pense em táticas para melhorar o contato entre esses órgãos.