Notícias

CGEE e CNPq realizam Workshop Futures Literacy

Programação integra projeto do CGEE e CNPq que pensa o futuro das agências de fomento à pesquisa e inovação.

Nova edição da Revista Parcerias Estratégicas é lançada na Câmara dos Deputados

A Revista Parcerias Estratégicas foi lançada durante seminário, na Câmara dos Deputados, que debateu o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional.

CGEE e Câmara dos Deputados firmam parceria

O termo foi assinado no âmbito do projeto do CGEE que prevê subsídios para a criação do Programa de Centros de Desenvolvimento Regional.

CGEE participa de evento sobre bioeconomia na Alemanha

O assessor técnico do Centro, Antônio Oliveira, é um dos palestrantes no Bioeconomy World Regions: Latin America & Caribbean.

Câmara discute criação de Centros de Desenvolvimento Regional nas universidades

CGEE é responsável por projeto que oferece subsídios para a instalação do programa de Centros de Desenvolvimento Regional, a ser implementado pelo MEC.

CGEE e Câmara dos Deputados assinam acordo de cooperação

O termo será firmado durante o Seminário Internacional Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas.

Câmara lança livro sobre instituições de ensino superior e desenvolvimento regional

CGEE assina um dos artigos da publicação, que foi elaborada pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

CGEE participa do 20º Diálogos da Mobilização Empresarial pela Inovação

"Políticas e programas de inovações disruptivas para a indústria: a experiência internacional" foi o tema do encontro.

Câmara lança livro sobre instituições de ensino e desenvolvimento regional

CGEE assina artigo sobre “Participação das universidades e instituições assemelhadas no desenvolvimento regional sustentável: construindo uma agenda de política dirigida”.

Inscrições para o I Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I estão abertas

Evento, organizado pelo CNPq e CGEE, reunirá pesquisadores e especialistas para dois dias de apresentações e debates.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

SEMINÁRIO

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovaram, nesta semana, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015 em sessão conjunta. A proposta segue agora em regime de urgência para votação no Plenário e propõe ações de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, assim como à pesquisa e inovação.

O presidente da CCT e relator do projeto na CAE, Cristovam Buarque (PDT/DF), participou de um debate no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para uma rodada de perguntas e respostas sobre a sua proposta para a construção de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação. Desde 2012, o texto vem sendo debatido.

O encontro contou com a participação de colaboradores do CGEE e convidados. Na ocasião, o senador trouxe uma questão pertinente para a CT&I no Brasil: com a implementação do marco regulatório, o que é preciso mudar no País para alavancar a economia com uma indústria que se baseie no conhecimento? De acordo com ele, o desenvolvimento deve contar com uma economia baseada em alta tecnologia, conhecimento e ausência de violência.

O senador falou, ainda, sobre a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), que trata da capacitação e alcance da autonomia tecnológica e desenvolvimento industrial do País. "Temos que levar os jovens para dentro de empresas e entidades ligadas à inovação. A universidade deve ser ligada com a realidade na teoria e na prática", afirmou.

Ao ser questionado pelo assessor do Centro, Antonio Geraldo, sobre o que pode ser feito para melhorar a articulação entre ministérios, secretarias e instituições de C&T, Buarque disse que precisamos de estratégias para que o Brasil dê esse salto. Sugeriu ainda que o Centro, como instituição da área, pense em táticas para melhorar o contato entre esses órgãos.