Notícias

Diretor do MCTIC visita CGEE

O diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais, Luiz Henrique da Silva Borda, conheceu as atividades do Centro.

CGEE e Enap elaboram currículo de novo curso em CT&I

A capacitação oferece base conceitual e prática para servidores públicos do setor.

Presidente do CGEE participa de cerimônia da ABC no Rio de Janeiro

Durante o evento, tomaram posse os novos membros da Academia Brasileira de Ciências

Presidente do CGEE participa de encontro acadêmico da USP

O evento pretende discutir interdisciplinaridade e inovação no ensino, pesquisa e extensão de universidades de excelência

Oficina debate participação das universidades e instituições de pesquisa no desenvolvimento regional

Evento reuniu representantes de universidades, institutos federais e instituições públicas de pesquisa que serão pilotos para a criação de Centros de Desenvolvimento Regional.

Comissão avalia segundo ciclo do Contrato de Gestão do CGEE

Instância analisou ainda ações realizadas pelo Centro ao longo de 2016.

CGEE lança 43ª edição da revista Parcerias Estratégicas

A publicação comemora os 15 anos da instituição com artigos dos membros do Conselho de Administração do CGEE e de autoridades do SNCTI.

CGEE lança resultados da avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq

O estudo inédito verifica o impacto do programa em três dimensões: para os estudantes e os seus orientadores, para o sistema de ensino superior e para a sociedade.

CGEE lança resultados da avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq

O estudo inédito verifica o impacto do programa em três dimensões: para os estudantes e os seus orientadores, para o sistema de ensino superior e para a sociedade.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Marco Regulatório de Ciência e Tecnologia é aprovado no Senado

SEMINÁRIO

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovaram, nesta semana, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015 em sessão conjunta. A proposta segue agora em regime de urgência para votação no Plenário e propõe ações de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, assim como à pesquisa e inovação.

O presidente da CCT e relator do projeto na CAE, Cristovam Buarque (PDT/DF), participou de um debate no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para uma rodada de perguntas e respostas sobre a sua proposta para a construção de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação. Desde 2012, o texto vem sendo debatido.

O encontro contou com a participação de colaboradores do CGEE e convidados. Na ocasião, o senador trouxe uma questão pertinente para a CT&I no Brasil: com a implementação do marco regulatório, o que é preciso mudar no País para alavancar a economia com uma indústria que se baseie no conhecimento? De acordo com ele, o desenvolvimento deve contar com uma economia baseada em alta tecnologia, conhecimento e ausência de violência.

O senador falou, ainda, sobre a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), que trata da capacitação e alcance da autonomia tecnológica e desenvolvimento industrial do País. "Temos que levar os jovens para dentro de empresas e entidades ligadas à inovação. A universidade deve ser ligada com a realidade na teoria e na prática", afirmou.

Ao ser questionado pelo assessor do Centro, Antonio Geraldo, sobre o que pode ser feito para melhorar a articulação entre ministérios, secretarias e instituições de C&T, Buarque disse que precisamos de estratégias para que o Brasil dê esse salto. Sugeriu ainda que o Centro, como instituição da área, pense em táticas para melhorar o contato entre esses órgãos.