Notícias

Conferência livre debate o papel estratégico dos INCTs

Realizado em Brasília, com a organização do CNPq, o encontro abordou grandes projetos de pesquisa e redes de cooperação científica.

Rio de Janeiro elabora mapa de ações para a 5ª CNCTI

Conferência organizada pela SBPC discutiu, entre outros temas, o setor econômico e industrial da saúde, tecnologias de baixo carbono, transição energética e segurança alimentar.

CGEE promove webinar de lançamento de informe sobre células a combustível

Com presença de autoridades e especialistas, o informe trará dados inéditos sobre o tema.

Dirigentes do CGEE e do CNE se reúnem para debater a articulação das instituições para a 5ª CNCTI

De acordo com Anderson Gomes, a partir do que foi debatido, será organizada uma conferência livre sobre educação básica.

Novo diretor do CGEE fala sobre as prioridades da sua gestão

Há cerca de um mês no cargo, Anderson Gomes destaca o papel do Centro na elaboração da estratégia para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Finep realiza o 5º Seminário sobre Neoindustrialização sob o tema Minerais Estratégicos no contexto de um Projeto Nacional

O 5º encontro “Neoindustrialização em novas bases apoio à Inovação nas empresas” integra uma série de seminários promovidos pela Finep, sob a coordenação do Chefe de Gabinete da Presidência, Fernando Peregrino, para gerar subsídios para a 5ª CNCTI.

CGEE marca presença no 5º Seminário sobre neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas

O diretor-presidente do Centro, Fernando Rizzo, esteve presente na mesa de abertura do seminário que ocorreu na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O compromisso do Oics na busca por inovações e soluções urbanas

A iniciativa tem contribuído com debates relacionados à sustentabilidade e políticas públicas, assim como o desenvolvimento de novas ações para abordar esses temas.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

Webinar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está realizando o curso “Criação e gestão de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I, na prática.” A iniciativa, que teve início em junho e segue até o final de agosto, é na modalidade online, com aulas síncronas e tarefas assíncronas, baseadas em situações reais do cotidiano das organizações gestoras de fundos patrimoniais a serem exploradas pelos participantes. 

Para incentivar o debate com o público geral, o MCTI promove uma Aula Magna do curso, transmitida no canal do YouTube do MCTI, na terça-feira (27), às 9h. A aula contará com a presença do ministro astronauta Marcos Pontes e palestra do criador do Fórum Internacional de Endowments para Legados, Ricardo Levisky, que falará sobre “Sustentabilidade Financeira de Instituições Perenes e Mobilização de Recursos para Endowments”. A programação conta, ainda, com a palestra do sócio da Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados e atual presidente do Conselho de Administração do Endowment da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Carlos Augusto Junqueira, sobre o tema "Caso concreto do Fundo Patrimonial da PUC RJ"; e com a apresentação do executivo do Centro Internacional de Gestão de Pensões, Andrew Spence, sobre o tema "Processo de investimento e governança da Toronto Foundation". 

No dia seguinte, quarta-feira (28), às 9h, será realizado outro evento aberto para o público geral, o webinário “Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I”, que será transmitido pelo canal do YouTube do CGEE. Este evento encerra o segundo módulo do curso, reunindo especialistas para discutir aspectos jurídicos para a constituição de Fundos Patrimoniais como uma alternativa viável para custear programas e projetos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Este evento terá como moderadora a advogada Priscila Pasqualin, sócia responsável pela área de filantropia, 3º setor e investimento social de impacto da PLKC Advogados, que atuou como professora deste módulo do curso.

Ao todo, o curso contempla três webinários, que terão chat aberto.

O fundo patrimonial é um instrumento financeiro para as instituições ligadas a causas de interesse público em suas operações. Após alguns anos de captação de recursos de doadores que se identificam com a causa, a organização poderá utilizar os rendimentos obtidos no fundo para investir em projetos com impacto esperado na causa que apoia. As universidades, centros de pesquisa e inovação, fundações de apoio, dentre outras instituições podem usufruir dessa fonte de recursos.   

 

Serviço

Webinar "Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I"

Dia: 28 de julho

Hora: 9h00

Para participar, clique aqui.