Notícias

5CNCTI retoma processo de inscrição para participantes presenciais da Conferência

O maior encontro de CT&I do país acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

DF se compara aos EUA em número de titulações de doutores, aponta estudo inédito do CGEE

O estudo "Brasil: Mestres e Doutores 2024”, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, aponta que a cada 100 mil habitantes do DF, 21 são doutores.

Perfil da pós-graduação muda no país em 25 anos

Retrato do setor está no estudo Brasil: mestres e doutores, do CGEE.

Mulheres são maioria dos mestres e doutores no Brasil, aponta estudo do CGEE

Participação feminina chega a 56,8% dos títulos de mestrado e 55,6% no doutorado. Pesquisa traz um panorama sobre a formação e emprego no Brasil entre 1996 e 2021.

Oics disponibiliza curso gratuito sobre sustentabilidade e inovação para gestores urbanos

O curso é gratuito e oferecido de forma assíncrona, permitindo que os participantes estudem no seu próprio ritmo, no dia e hora que tiveram disponibilidade.

Lançamento do 6º Boletim Temático do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) destaca CT&I na Amazônia Legal

O boletim oferece uma análise detalhada sobre temas importantes como infraestrutura científica, recursos humanos, colaborações estratégicas e o impacto socioeconômico das atividades de pesquisa e inovação na região.

As mulheres são maioria entre os mestres e doutores do Brasil, aponta estudo inédito do CGEE

O estudo foi lançado ontem (04), durante debate com participação do presidente do CNPq, Ricardo Galvão; da presidentes da Capes, Denise Carvalho; dos diretores do CGEE, Fernando Rizzo e Anderson Gomes; além de representantes do CNCTI e da Academia.

CGEE lança edição 2024 do estudo Brasil: Mestres e Doutores

A publicação traz o mais completo conjunto de informações estatísticas sobre a formação e o emprego desses profissionais.

O papel da mídia na disseminação científica

A imprensa tradicional segue como o segundo maior meio de disseminação científica (TV e Jornais) na sociedade.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

Webinar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está realizando o curso “Criação e gestão de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I, na prática.” A iniciativa, que teve início em junho e segue até o final de agosto, é na modalidade online, com aulas síncronas e tarefas assíncronas, baseadas em situações reais do cotidiano das organizações gestoras de fundos patrimoniais a serem exploradas pelos participantes. 

Para incentivar o debate com o público geral, o MCTI promove uma Aula Magna do curso, transmitida no canal do YouTube do MCTI, na terça-feira (27), às 9h. A aula contará com a presença do ministro astronauta Marcos Pontes e palestra do criador do Fórum Internacional de Endowments para Legados, Ricardo Levisky, que falará sobre “Sustentabilidade Financeira de Instituições Perenes e Mobilização de Recursos para Endowments”. A programação conta, ainda, com a palestra do sócio da Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados e atual presidente do Conselho de Administração do Endowment da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Carlos Augusto Junqueira, sobre o tema "Caso concreto do Fundo Patrimonial da PUC RJ"; e com a apresentação do executivo do Centro Internacional de Gestão de Pensões, Andrew Spence, sobre o tema "Processo de investimento e governança da Toronto Foundation". 

No dia seguinte, quarta-feira (28), às 9h, será realizado outro evento aberto para o público geral, o webinário “Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I”, que será transmitido pelo canal do YouTube do CGEE. Este evento encerra o segundo módulo do curso, reunindo especialistas para discutir aspectos jurídicos para a constituição de Fundos Patrimoniais como uma alternativa viável para custear programas e projetos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Este evento terá como moderadora a advogada Priscila Pasqualin, sócia responsável pela área de filantropia, 3º setor e investimento social de impacto da PLKC Advogados, que atuou como professora deste módulo do curso.

Ao todo, o curso contempla três webinários, que terão chat aberto.

O fundo patrimonial é um instrumento financeiro para as instituições ligadas a causas de interesse público em suas operações. Após alguns anos de captação de recursos de doadores que se identificam com a causa, a organização poderá utilizar os rendimentos obtidos no fundo para investir em projetos com impacto esperado na causa que apoia. As universidades, centros de pesquisa e inovação, fundações de apoio, dentre outras instituições podem usufruir dessa fonte de recursos.   

 

Serviço

Webinar "Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I"

Dia: 28 de julho

Hora: 9h00

Para participar, clique aqui.