Notícias

CGEE Participa de Oficina Científica sobre Manguezais e Cidades Verdes Resilientes

O objetivo principal é fomentar o diálogo entre pesquisadores de referência e gestores públicos para desenvolver propostas que auxiliem na formulação de políticas públicas baseadas em evidências científicas.

Seminário Internacional de SbN apresenta aplicações práticas das Soluções baseadas na Natureza

O encontro foi realizado pelo CGEE, em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e das Cidades.

Governo debate processos naturais para proteger cidades de eventos climáticos

Seminário internacional realizado em Brasília intensifica articulação em torno da agenda sustentável, com a busca de alternativas para esse desafio.

Seminário debate soluções baseadas na natureza como alternativa para enfrentamento às mudanças climáticas

Evento promovido pelo CGEE, com parceria do MCTI, contou com participação da secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Andrea Latgé, acadêmicos e gestores.

CGEE e Ministério das Cidades vão lançar curso sobre Soluções baseadas na Natureza

O protocolo de intenções para formalizar a capacitação está sendo desenhado e deverá ser firmado em breve pelas instituições.

Soluções baseadas na natureza surgem como alternativa para debate sobre mudanças climáticas

Seminário realizado pelo CGEE aborda o tema como uma oportunidade para promover a transição para cidades mais sustentáveis e resilientes.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

Webinar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está realizando o curso “Criação e gestão de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I, na prática.” A iniciativa, que teve início em junho e segue até o final de agosto, é na modalidade online, com aulas síncronas e tarefas assíncronas, baseadas em situações reais do cotidiano das organizações gestoras de fundos patrimoniais a serem exploradas pelos participantes. 

Para incentivar o debate com o público geral, o MCTI promove uma Aula Magna do curso, transmitida no canal do YouTube do MCTI, na terça-feira (27), às 9h. A aula contará com a presença do ministro astronauta Marcos Pontes e palestra do criador do Fórum Internacional de Endowments para Legados, Ricardo Levisky, que falará sobre “Sustentabilidade Financeira de Instituições Perenes e Mobilização de Recursos para Endowments”. A programação conta, ainda, com a palestra do sócio da Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados e atual presidente do Conselho de Administração do Endowment da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Carlos Augusto Junqueira, sobre o tema "Caso concreto do Fundo Patrimonial da PUC RJ"; e com a apresentação do executivo do Centro Internacional de Gestão de Pensões, Andrew Spence, sobre o tema "Processo de investimento e governança da Toronto Foundation". 

No dia seguinte, quarta-feira (28), às 9h, será realizado outro evento aberto para o público geral, o webinário “Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I”, que será transmitido pelo canal do YouTube do CGEE. Este evento encerra o segundo módulo do curso, reunindo especialistas para discutir aspectos jurídicos para a constituição de Fundos Patrimoniais como uma alternativa viável para custear programas e projetos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Este evento terá como moderadora a advogada Priscila Pasqualin, sócia responsável pela área de filantropia, 3º setor e investimento social de impacto da PLKC Advogados, que atuou como professora deste módulo do curso.

Ao todo, o curso contempla três webinários, que terão chat aberto.

O fundo patrimonial é um instrumento financeiro para as instituições ligadas a causas de interesse público em suas operações. Após alguns anos de captação de recursos de doadores que se identificam com a causa, a organização poderá utilizar os rendimentos obtidos no fundo para investir em projetos com impacto esperado na causa que apoia. As universidades, centros de pesquisa e inovação, fundações de apoio, dentre outras instituições podem usufruir dessa fonte de recursos.   

 

Serviço

Webinar "Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I"

Dia: 28 de julho

Hora: 9h00

Para participar, clique aqui.