Notícias

CGEE debate participação de pesquisadores brasileiros na detecção de ondas gravitacionais

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciaram a presença de ondas gravitacionais em fevereiro de 2016. O fenômeno físico é previsto na teoria da relatividade, mas nunca havia sido comprovado experimentalmente.

CGEE debate desenvolvimento sustentável em seminário internacional no México

O seminário, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), tem como objetivo a análise de proposta criada pela Comissão.

CGEE apoia a criação de Centro de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável América Latina-África

A iniciativa foi tema de debate durante a reunião internacional “Clima, desenvolvimento sustentável e recursos naturais”, realizada na cidade de Agadir, no Marrocos.

CGEE realiza ciclo de reuniões para debater prospecção de CT&I no setor de energia elétrica

Os encontros começaram neste mês e serão subsídio para a construção de roadmaps tecnológicos e estratégicos em diferentes linhas temáticas na área.

CGEE analisa degradação neutra da terra no Brasil

Estudo recém-finalizado pelo Centro discute possibilidade do Brasil promover o uso sustentável dos ecossistemas a partir da compensação de terras degradadas.

Estudo do CGEE sobre Política de Inovação é apresentado no BID

A iniciativa, conduzida pela economista e PhD da Universidade de Sussex, Mariana Mazzucato, foi divulgada em reunião realizada na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília (DF).

CGEE promove reunião preparatória para a COP 22

Criação de Plataforma internacional para o conhecimento é tema de discussões e será apresentada na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 22), em novembro.

CGEE cumpre agenda em Washington com o BID e a Rand Corporation

O Centro realizará apresentação institucional sobre as suas contribuições ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Seminário discute novo patamar de cooperação entre Brasil e Suécia

Será apresentado o portfólio de projetos de inovação que vão além do caça Gripen e que têm grande potencial de aplicação em outros setores da economia.

Presidente do CGEE fala sobre a crise global nos processos de desenvolvimento

Mariano Laplane foi um dos debatedores de seminário realizado pelo CGEE, em parceria com a RedeSist do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).