Voltar

Doutores titulados no exterior

Ícone do projeto

Doutores titulados no exterior

Objeto do Estudo

Analisar o perfil dos doutores com formação plena no exterior no período de 1970 e 2014, com foco nos aspectos relacionados às características da formação acadêmica dos mesmos, da atuação profissional desse grupo no Brasil, dos padrões de remuneração a que estão submetidos e a questão de gênero nesse universo, dentre outros aspectos relevantes.

 

Contextualização da demanda

O CGEE já tradicionalmente vem desenvolvendo atividade denominada de “Recursos Humanos para a CT&I” que se debruça sobre a formação e o emprego da base de mestres e doutores titulados no Brasil. Contudo, na perspectiva de complementar análise sobre a contribuição dos doutores que atuam no Brasil, considerou-se importante a inclusão da informação relativa a doutores que se titularam no exterior, visando se conhecer a contribuição desse grupo, desde sua evolução quantitativa e características da sua formação até a inserção no mercado de trabalho brasileiro. Em 2014, desenvolveu-se uma análise precursora a partir de dados preliminares disponíveis sobre a base de doutores no exterior. Verificou-se que existia um amplo conjunto de especialistas e colaboradores que trabalham no Brasil, mas cujos títulos foram obtidos no exterior, que ocupa posições e papéis de destaque na produção de conhecimento intra-território brasileiro e na gestão de CT&I em diversos contextos. O projeto propôs, portanto, incursão no perfil desse conjunto de doutores que contribuem para o desenvolvimento brasileiro, visando melhor compreender sua importância para a dinâmica do sistema de recursos humanos em CT&I e para o desenvolvimento nacional.

 

Metodologia

Além de ampla revisão da bibliografia a respeito da temática referente à formação de doutores no exterior, o estudo utilizou-se de informação tabulada e sistematizada pelo CGEE, a partir de dados extraídos da Plataforma Lattes/CNPq e da RAIS/MTE de 2014, com cruzamento entre as duas bases foi feito a partir de CPF dos indivíduos participantes.

 

Equipe do CGEE

Diretor Supervisor:

Antonio Carlos Filgueira Galvão

Equipe técnica:

Henrique Villa da Costa Ferreira (Coordenador)

Sofia Cristina Adjuto Daher Aranha (Assessora Técnica)

Carlos Duarte de Oliveira Júnior (Processamento de Dados)

Rayany de Oliveira dos Santos (Estatístico)

Tomáz Back Carrijo (Estatístico)

Thiago Rodrigues Costa Silva

Consultor:

Claudio Cavalcanti Ribeiro