Voltar

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Ícone do projeto

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Apresentação

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) faz parte do projeto GEF- 6 “Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil por meio de planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras”. O Oics tem como missão identificar soluções inovadoras em sustentabilidade urbana, em âmbito local, regional e internacional, contextualizando-as ao território brasileiro. Por meio desse processo, busca-se promover o conhecimento sobre essas iniciativas e fomentar a transição das cidades para a sustentabilidade.

O observatório será uma plataforma virtual que irá monitorar, organizar e exibir conteúdos e soluções urbanas sustentáveis e inovadoras. Para isso, ele conecta um conjunto abrangente de desafios urbanos nos temas de mobilidade, energia, água, resíduos sólidos, ambiente construído, soluções baseadas na natureza, inovação, visão e planejamento.

As soluções identificadas serão organizadas de acordo com desafios urbanos específicos e tipologias de cidades-regiões, alinhadas às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e disponibilizadas aos tomadores de decisão federais (ministérios) e locais (prefeituras e governadores), bem como aos pesquisadores, profissionais e à sociedade civil. A ideia é possibilitar que o usuário conheça quais as melhores soluções para desafios específicos de uma cidade ou região, contribuindo assim com a promoção da transição das cidades para caminhos de urbanização mais sustentáveis.

A construção desse espaço virtual se faz de maneira colaborativa entre diversos atores. O engajamento e a participação dos mais variados setores que observam, criam e vivem a cidade é um elemento fundamental para o desenvolvimento dessa iniciativa.

Abordagem metodológica

As soluções e o conteúdo exibidos no Oics são identificados por meio de vários mecanismos, incluindo análise de big data, contribuições de especialistas e usuários, além de processos de co-criação. Tais soluções são contextualizadas ao território brasileiro, por meio de tipologias dinâmicas de cidades-regiões construídas com base em indicadores representados na grade estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses indicadores estão sendo desenvolvidos de forma alinhada aos desafios e temas mapeados pelo Oics, assim como aos ODS e às políticas nacionais.

O observatório é uma plataforma virtual que visa monitorar, organizar e exibir conteúdos e soluções urbanas sustentáveis e inovadoras. Para isso, ele conecta um conjunto abrangente de desafios urbanos nos temas de mobilidade, energia, água, resíduos sólidos, ambiente construído, soluções baseadas na natureza, inovação, visão e planejamento. As tipologias de cidades-regiões serão facilmente visualizadas por meio de mapas e painéis, e são inovadoras por reunir diferentes dados socioeconômicos e geo-biofísicos para representar e contextualizar as soluções no território brasileiro.

Parceiros

O Oics está sendo implementado dentro do Projeto GEF 6 “Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil por meio de planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras”. Executado por um arranjo inovador, o Projeto GEF 6 é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), sendo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) o responsável fiduciário pela implementação dos recursos do GEF.

O Projeto GEF 6 é composto por três componentes: planejamento integrado (componente 1), implementação de tecnologias inovadoras (componente 2) e plataforma nacional do conhecimento (componente 3). O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Áries (Recife) são responsáveis pela execução dos componentes 1 e 2. Já o componente 3 é de responsabilidade conjunta do CGEE e da Rede Nossa São Paulo.

O principal objetivo do projeto é promover o planejamento e investimento integrados e sustentáveis nas cidades do Brasil. As capitais Brasília (DF) e Recife (PE) servem como piloto para o desenvolvimento de sistemas de gestão e planejamento integrados e georreferenciado, assim como para o investimento em tecnologias inovadoras para a escalabilidade de soluções como fito-remediação e jardins filtrantes para limpeza de cursos e bacias d’água, uso de energia solar descentralizada, entre outros.

As lições aprendidas serão sistematizadas no Oics. O observatório integra a Plataforma Nacional do Conhecimento, desenvolvida em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo.

Contato: cidades.sustentáveis@cgee.org.br

Equipe

Supervisor

Marcio de Miranda Santos

Coordenador

Cristiano Cagnin

Equipe

Anderson Vieira do Nascimento
Carlos Duarte de Oliveira
Evandro Augusto Soares
Gabriel Fritz
Isabel Lobato Nobre
Kátia Regina de Alencar
Kléber de Barros Alcanfor
Monique Pinheiro Santos
Raiza Gomes Fraga
Thayanna Moreira Nunes
Victor Neves Martorelli
Wagner Soares

 

EVENTOS

___________________________________

___________________________________

___________________________________