Voltar

Centros de Desenvolvimento Regional (CDR)

Ícone do projeto

Centros de Desenvolvimento Regional (CDR)

Objetivo

O Projeto CDR  - Sesu/MEC e CGEE – “Subsídio para a criação do Programa Centro de Desenvolvimento Regional” - é um projeto que articula as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.

 
Para transformar as instituições de educação superior no Brasil em ativo do desenvolvimento, a Sesu/MEC trabalha, em conjunto com o CGEE e outros parceiros das esferas nacional e estaduais, na implantação do Programa Centro de Desenvolvimento Regional.

 

Por meio de metodologia, especialmente desenvolvida para a instalação dos CDR, cinco projetos piloto estão sendo colocados em prática e monitorados. A ideia é apoiar a constituição desses Centros, enquanto espaços privilegiados de discussão e validação de agendas de desenvolvimento, por meio de processos participativos.
 


As Carteiras de Projetos de cada CDR são validadas pelas instâncias de representação dos atores locais e abrem possibilidades de serem financiadas por agências de fomento em função da importância que apresentam para o desenvolvimento regional.

 

Alvos

Quatro alvos guiam a construção do Programa:

  • Promover processos de desenvolvimento baseados em conhecimento, ao estimular o desenvolvimento de competências locais, agregar valor à produção e explorar vantagens competitivas de cada região;
  • Apoiar a inovação baseada em ciência e tecnologia (C&T), aumentando sua aderência às escolhas, ações e iniciativas de desenvolvimento regional;
  • Desenvolver uma agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o desenvolvimento regional, orientada por um sistema de planejamento, monitoramento e avaliação;
  • Inspirar um sistema de governança compartilhada entre os atores políticos e sociais regionais, além de promover o envolvimento das partes interessadas.

 

Parceiros

São parceiros neste projeto:
  • Instituições de educação superior (IES);  Instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT); professores; pesquisadores; e estudantes;
  • Sociedade civil organizada; associações de produtores e empresas; entre outras representações da base da sociedade;
  • Governo Federal; Estados; e Municipios.

 

Mapas de conhecimento à disposição dos CDR

No auxílio aos processos participativos construídos no âmbito dos CDR, que homologam suas respectivas Carteiras de Projetos, assim como à estruturação do Programa Nacional CDR, o CGEE e a Sesu/MEC disponibilizam um conjunto de ferramentas e de informações a partir de mapas de conhecimento. Dentre os quais se destacam: o Mapa dos Arranjos Produtivos Locais / Brasil; Mapa da Dinâmica Regional; Mapa de Mestres e Doutores; entre outros elencados na figura ao lado.

 

Equipe CGEE

Supervisor

Marcio de Miranda Santos

Equipe técnica do CGEE

Regina Maria Silverio - Diretora
Gutemberg Uchoa de Araujo Junior - Coordenador
Thiago Rodrigues Costa Silva
Carolina Conceição Rodrigues
Alessandra de Moura Brandão
Rayany de Oliveira Santos
Sofia Daher 

 

O que são os CDR?

Vídeo:

 

Unidades CDR

– CDR Região de Campina Grande (PB) - http://www.cdr.ufcg.edu.br/

– CDR Região metropolitana de Belém (PA) - https://cdrpara.com.br/cdr-pa/cdr-pa-area-de-atuacao/

– CDR Sul de Tocantins (TO) - https://www.cdrsultocantins.org/

– CDR Distrito Federal (DF) - http://cdrdf.bsb.br/

– CDR Sudoeste Paulista (SP)

– CDR Região da Campanha (RS) - https://urcamp.edu.br/desenvolvimento-regional/cdr-campanha

 

Dowloads:

 

Publicações

Marco Inicial - Projeto CDR MEC CGEE

Guia para lançamento das experiências piloto de Centros de Desenvolvimento Regional – Projeto CDR MEC CGEE