Voltar

Grande Impulso Energia (Energy Big Push)

Ícone do projeto

Grande Impulso Energia (Energy Big Push)

 

Compromisso com inovação para energia

O processo Energy Big Push (EBP) surge como um elemento crucial para os debates sobre a transição energética no Brasil. Buscando promover investimentos mais robustos e eficazes em energia sustentável, na inovação e fornecendo informações estratégicas e conhecimento em ciência, tecnologia e inovação (CTI) para embasar decisões nos setores de energia, segurança energética e o desenvolvimento sustentável de baixo carbono.

Nossa trajetória

Em 2018, o Brasil ingressou na iniciativa internacional Mission Innovation, uma aliança que visa aumentar os investimentos em inovação em energias limpas. Representado pelo Itamaraty e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o país enfrentou o desafio de rastrear os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em energia. Nessa jornada, o governo brasileiro encontrou valiosos parceiros no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e na Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), por meio de sua iniciativa Big Push para a Sustentabilidade. Essa colaboração deu origem, em 2019, ao Energy Big Push (EBP), um processo colaborativo que reúne as principais instituições e especialistas das áreas de energia e inovação, com o suporte crucial da Agência Internacional de Energia (IEA).

Energy Big Push 1 (2019 - 2020)

A primeira fase do EBP contou com a realização de um projeto estruturado em quatro eixos de atuação:

 1 - Propor estrutura e metodologia para uma ferramenta de coleta e gerenciamento de dados de investimentos públicos e privados em pesquisa, desenvolvimento e demonstração (PD&D) em energia;

 2 - Mapear variáveis ​​e parâmetros técnicos, econômicos, sociais e ambientais para avaliação de desempenho de soluções energéticas sustentáveis;

 3 - Indicar linhas estratégicas e instrumentos prioritários para acelerar a transição energética sustentável brasileira, com foco em inovação;

 4 - Elaborar e executar estratégia para comunicar de forma inovadora e eficaz os resultados do projeto para os tomadores de decisão.

Durante essa fase o CGEE realizou o workshop: Energy Big Push e contribuiu para o evento promovido pela IEA, "Energy Transitions in Latin America: Drivers, opportunities & challenges", ocorrido no Rio de Janeiro em novembro de 2019. Representantes do CGEE, CEPAL e partes interessadas brasileiras relevantes para o projeto EBP estiveram presentes na sessão "Energy RD&D as an accelerator of Clean Energy Transitions", abordando o tema  Tracking and supporting clean energy innovation. O EBP foi apresentado no Pavilhão Euroclima+ na COP 25 em Madrid.

Como resultado dessa fase foram elaborados e publicados conjuntamente pela CEPAL e CGEE, com prefácio da EPE, IEA e das duas entidades, quatro relatórios técnicos (em português e inglês) que podem ser acessados nos links abaixo.

 

Essas publicações foram lançadas no webinar promovido em conjunto por CGEE, CEPAL, EPE e IEA: Big Push Energético: Impulsionando a Inovação em Energias Limpas no Brasil

Diante dos resultados obtidos na primeira fase do EBP em 2019/20, iniciou-se a discussão sobre a sistematização dos principais dados e informações sobre inovação em energia no Brasil, com vistas a contribuir com a transição energética para a sustentabilidade. O EBP permitiu a coleta e a análise de dados de investimentos públicos e publicamente orientados de PD&D em energia através de um algoritmo de busca aplicado a diversas bases de dados mantidas por instâncias públicas nacionais, tais como ANEEL, ANP, BNDES, CNEM, CNPq, FAPESP, FINEP e FNDCT.

 

EIP (2020-2021)

Os resultados do EBP 1 motivaram a discussão mais ampla de indicadores de inovação para energia e revelaram a necessidade de consolidação dos dados de investimento em PD&D em energia. Desta forma, em 2021 foi conduzido pelo CGEE, em parceria com a EPE, o projeto Energy Innovation Platform (EIP), que contou com o apoio do Brazil Energy Programme (BEP), com recursos do Prosperity Fund do Reino Unido, e dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Minas e Energia (MME).

O EIP complementou a primeira fase do EBP por intermédio do desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e visualização de dados de investimentos em PD&D em energia, segundo as categorias de um e dois dígitos empregada pela IEA. Em paralelo, foi elaborado um mapa estratégico de indicadores de inovação para o setor energético brasileiro, que se pauta, conceitualmente, na abordagem dos sistemas tecnológicos de inovação (Hekkert et al., 2007; Jacobsson, Bergek, 2004; Jacobsson, Johnson, 2000); cujas funções do sistema são entendidas como atividades que contribuem para sua transformação e podem ser associadas a indicadores e métricas específicas (Negro et al., 2008; Furtado et al., 2020, IEA, 2020b). O trabalho forneceu evidências sobre lacunas e oportunidades no monitoramento de dados de inovação para uma transição energética sustentável no Brasil.

O projeto permitiu o desenvolvimento da plataforma inova-e, operada pela EPE, de visualização dos dados de investimentos em PD&D em energia, sistematizados em 2020 a partir do projeto EBP 1. A plataforma digital inova-e foi projetada para tornar dados de investimentos brasileiros em PD&D em energia acessíveis aos mais diversos públicos interessados, permitindo comparações internacionais. O objetivo é que os dados forneçam valiosos insumos para gestores públicos, investidores e pesquisadores, auxiliando na formulação de políticas públicas, novos investimentos e pesquisas no âmbito da energia. Esses dados de investimentos brasileiros de PD&D em energia têm sido publicados periodicamente na principal publicação da IEA a respeito, reportando o esforço público global de inovação em energia.

A propósito do lançamento da plataforma inova-e, foi promovido um webinar pela EPE em conjunto com CGEE, CEPAL e IEA, contando com a participação do MME, do BEP e do Consulado do Reino Unido.

Para acessar a plataforma inova-e.

 

Energy Big Push 2.0 – (2021-2023)

Atualmente, o Energy Big Push 2.0 dá continuidade aos projetos executados em 2019, 2020 e 2021. Ele está sendo conduzido pelo CGEE, em parceria com a EPE, com assistência técnica da CEPAL e da GIZ, com o apoio do Euroclima+, MCTI, MME e MRE.

O projeto tem como objetivo fornecer dados e informações estratégicas sobre os esforços em inovação realizados no setor energético no Brasil com vistas a subsidiar a construção de políticas públicas em CTI baseadas em evidências.

Desse modo o EBP2.0 está estruturado com os objetivos específicos abaixo:

OE1 > Desenvolver e implementar um processo de coleta e tratamento de dados e informações sobre inovação em energia no Brasil para aprimorar e atualizar a plataforma digital de dados de inovação em energia inova-e.

OE2 > Desenvolver e testar um protótipo de ambiente digital dinâmico para proporcionar conexões e oportunidades universidade-empresa visando acelerar a inovação em soluções energéticas sustentáveis.

OE3 > Elaborar e executar estratégia de articulação e comunicação efetiva e eficaz para integrar os stakeholders do projeto, ampliar o diálogo sobre a importância da inovação para a transição energética sustentável e informar a tomada de decisão.

Os resultados esperados do projeto são:

●      Plataforma digital aperfeiçoada com novos módulos e indicadores de inovação em energia; acesso à plataforma por usuários;

●      Protótipo da ferramenta digital de conexão universidade-empresa desenvolvido;

●      Estrutura de articulação e governança operacional; tomadores de decisão informados.

 

Gostaria de colaborar e participar desta iniciativa?

Entre em contato através do nosso e-mail: energybigpush@cgee.org.br

Equipe CGEE

Supervisor

Fernando Rizzo

Regina Silverio (2019 - 2022)

Coordenador

Marcelo Poppe

Equipe técnica e administrativa

Bárbara Bressan Rocha

Carolina Rodrigues (2019 – 2022)

Daniella Fartes (Ext)

Emilly Silva

Alina Cordeiro (2022 - 2024)

Gabriela Britto (Ext)

Jackson Maia

João Arbache (2020 – 2021)

Lucas Motta (2019 – 2020)

Marcelo Paiva

Mayra Juruá

Raiza Fraga

Verena Barros

Equipe de tecnologia da informação e estatística

Alberto Akira

Carlos Duarte

Carlson Oliveira

Evandro Soares (2019 – 2021)

Rayany Santos

Rogerio Castro

Wagner Soares  (2020 – 2021)  

Equipe de comunicação

Jean Campos

Bianca Torreão

Cleyton Santos

Eduardo Oliveira

Elaine Michon

 

Colaboradores e Parceiros

Parceiro co-executor

EPE

 

Financiadores e apoio institucional

CEPAL

UK BREP

GIZ

EUROCLIMA+


Consultores

André Furtado (UNICAMP)

Carolina Grottera (UFRJ) (2019)

Edilaine Camilo (UNICAMP)

Silvia Carvalho (Unesp)

Tatyane Bermudez (UNICAMP) (2019)

Amanda Vinhoza (UFRJ) (2019)

Victo Neto (UNICAMP) (2019)

Carolina Ramalhete (Arte da Conversa) (2019)

Ludmila Viegas (Arte da Conversa) (2019)

 

Prestador de servico

Curso-R (2021)


Colaboradores e fornecedores de dados

ANEEL

ANP

BNDES

CNPq

CNEN

FAPESP

FINEP

INPI

 

Parceiro co-executor

EPE

Webinar Energy Big Push

 

Relatórios

Relatório Executivo EBP 2.0

 

Saiu na Imprensa

 

  

O futuro energético do Brasil depende do setor de pesquisa Leia Aqui

 

  

Soluções sustentáveis para um setor produtivo consciente Leia Aqui

 

  

Projeto inclui hidrogênio verde na matriz energética nacional Leia aqui

 

 

  Podcast EBP

O Futuro Energético do Brasil: Uma revolução na pesquisa. Ouça aqui

 

Material visual Energy Big Push 2.0

Folder Energy Big Push 2.0 - Português
Folder Energy Big Push 2.0 - English

Downloads:

Energy Big Push e Inova-e

Eventos Realizados ou Apoiados Pelo EBP Brasil


4º Webinar do projeto
 Energy Big Push 2.0 (EBP)
Patentes verdes e a Transição
 Energética brasileira
Assista aqui:


 3º Webinar EBP 2.0:
Impulsionando a inovação
 para a transição
energética sustentável
 no Brasil
Assista aqui:



 Mesa de Diálogo:
A era do hidrogênio renovável
The age of renewable Hydrogen
Assista aqui:



 Mesa de Diálogos
 Internacionais (22/11)
Assista aqui:


 2º Webinar Energy
 Big Push 2.0:
Conexão Universidade-Empresa
 em Energia, como
impulsionar?
Assista aqui:

 Webinar:
Energy Big Push
 Accelerating Clean
Energy Innovation in Brazil
Assista aqui: