Voltar

Projeto Painéis CTI-ODS 2030 Rio de Janeiro (FITS) – Tecnologia e Emprego

Ícone do projeto

Projeto Painéis CTI-ODS 2030 Rio de Janeiro (FITS) – Tecnologia e Emprego

 

Com o intuito de expandir o nível de conscientização da sociedade sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no atendimento da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em articulação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organizam o ciclo “Painel CTI para a Sustentabilidade - CTI ODS 2030”. Seis grandes temas serão debatidos: Biodiversidade; Mulheres na Ciência; Tecnologia & Emprego; Conhecimento Científico; Nexus: segurança hídrica, energética e alimentar; e Transformações Sociais.

Em cada evento, haverá um(a) conferencista, um(a) mediador(a) e três debatedores(as) que tratarão de temáticas relacionadas com a sustentabilidade, considerando as contribuições da CT&I para o alcance dos ODS. Cada debate será norteado por um conjunto de sínteses produzidas previamente pelos(as) conferencistas. O formato do ciclo considera as diferentes visões dos produtores e consumidores de CT&I e procura facilitar os debates, empregando tecnologias de informação e comunicação. Os achados do ciclo de conferências serão consolidados em um documento propositor de política (policy paper), que será difundido em novembro deste ano.

Neste terceiro encontro terá como tema "Tecnologia e Emprego" e a cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi a escolhida para receber, no dia 28 de novembro, representantes da comunidade de pesquisa, da iniciativa privada e do governo para um debate que integrará visões diversas na identificação de sinergias e de proposições para o desenvolvimento sustentável.

 

Saiba mais sobre os participantes do painel ODS Rio de Janeiro:
 

     

Mariano Francisco Laplane


Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestrado em Planejamento Urbano – Universidade da Califórnia em Berkeley e doutorado em Economia na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Foi diretor do Instituto de Economia (Unicamp) e presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília. Laplane tem experiência em Organização Industrial e Estudos Industriais, investimento estrangeiro direto e indústria automotiva. Atualmente é Diretor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp.

     
 

Glauco José Côrte


É vice-presidente executivo da CNI e presidente do Conselho Temático Permanente da Indústria de Defesa (CONDEFESA).  É titular do Conselho de Administração da Portobello S/A, Multilog S/A e membro do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

     
 

Flavio da Silveira Bruno


Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ e graduado em Engenharia Têxtil pela École Nationale Supérieure des Industries Textiles de Mulhouse, e em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autor do livro “A Quarta Revolução Industrial Têxtil e de Confecção”. Atualmente, dedica-se ao estudo da transição social, tecnológica e econômica das empresas do setor têxtil e de confecção para a adoção de princípios da Indústria 4.0 em suas cadeias de valor.

     
 

Herton Escobar


Jornalista especializado na cobertura de Ciência e Meio Ambiente. Atuou como repórter do jornal O Estado de S. Paulo por quase 20 anos, com mais de 2 mil reportagens publicadas. Formado em jornalismo pela Western Michigan University, com formação complementar no MIT e na Universidade da Califórnia Berkeley.

 

                                 

 

Tecnologia e Emprego

SNCT 2018, Museu do Amanhã (RJ,

28 de novembro 2018

Acesse a programação

Transmissão do Evento

Manhã


 

Tarde


 

Assista a gravação do evento de Brasília (18/10)

Assista a gravação do evento de São Paulo (09/10)

Assista a gravação do evento de Belém (22/08)