Voltar

Projeto Painéis CTI-ODS 2030 Brasília – Nexus: segurança hídrica, energética e alimentar

Ícone do projeto

Projeto Painéis CTI-ODS 2030 Brasília – Nexus: segurança hídrica, energética e alimentar

Com o intuito de expandir o nível de conscientização da sociedade sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no atendimento da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em articulação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organizam o ciclo “Painel CTI para a Sustentabilidade - CTI ODS 2030”. Seis grandes temas serão debatidos: Biodiversidade; Mulheres na Ciência; Tecnologia & Emprego; Conhecimento Científico; Nexus: segurança hídrica, energética e alimentar; e Transformações Sociais.

Em cada evento, haverá um(a) conferencista, um(a) mediador(a) e três debatedores(as) que tratarão de temáticas relacionadas com a sustentabilidade, considerando as contribuições da CT&I para o alcance dos ODS. Cada debate será norteado por um conjunto de sínteses produzidas previamente pelos(as) conferencistas. O formato do ciclo considera as diferentes visões dos produtores e consumidores de CT&I e procura facilitar os debates, empregando tecnologias de informação e comunicação. Os achados do ciclo de conferências serão consolidados em um documento propositor de política (policy paper), que será difundido em novembro deste ano.

Neste terceiro encontro terá como tema "Nexus: segurança hídrica, energética e alimentar" e a cidade de Brasília (DF) foi a escolhida para receber, no dia 18 de outubro, representantes da comunidade de pesquisa, da iniciativa privada e do governo para um debate que integrará visões diversas na identificação de sinergias e de proposições para o desenvolvimento sustentável.

 

Saiba mais sobre os participantes do painel ODS Brasília:
 

     

Jailson Bittencourt de Andrade


Professor Titular e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC. É pesquisador do CNPq desde 1988, atualmente está no nível 1A. É Licenciado e Bacharel em Química e Mestre em Ciências (UFBA), Doutor em Ciências em Química Analítica e Inorgânica (PUC-RJ) e realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no Brookhaven National Laboratory (NY-USA). É Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Grã Cruz, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciência, Presidente da Academia de Ciências da Bahia e Fellow da Royal Society of Chemistry..

     
 

Henrique Villa da Costa Ferreira


Bacharel em Administração – Universidade do Distrito Federal – UniDF. É mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília e PhD pela Universidade de Brasília com cotutela pela DUKE School of Public Policy dos EUA.
No passado atuou como Assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, onde coordenou diversos estudos de desenvolvimento regional.
Na esfera pública foi Secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, onde também atou como Diretor.
Hoje atua como Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República – SEGOV desde  junho de 2016.

     
 

Antonio Magalhães


Doutor em Economia. Ex-presidente do Comitê de Ciência e Tecnologia da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. Trabalhou no Banco Mundial e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi Secretário de Planejamento no Governo do Estado do Ceará. Ex-professor de Economia da Universidade Federal do Ceará e de Políticas Públicas na Universidade do Texas. Atuou no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) como líder em estudos e pesquisas sobre o Semiárido.

     
 

Evaldo Vilela


Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados.
É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da SBPC e já atuou em diversos comitês de assessoramento científico.
Assumiu diversas posições de liderança acadêmica como  Diretor da Fundação Arthur Bernardes e Reitor da UFV.
Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, e hoje atua como Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

 

.    
 

Candice Mello Romero Santos


Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Maria -RS. Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Santa Maria -RS. Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atualmente trabalha na Companhia Nacional de Abastecimento  - Conab, onde exerce atividades relacionadas com as informações da agropecuária, incluindo Levantamento e Avaliação de Safras, custos de produção e monitoramento agrometeorológico e espectral dos cultivos agrícolas.

     
 

Francine Martins Pisni


Engenheira Elétrica pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduada pelo Master in Business Economics na Escola de Economia de São Paulo FGV. Atualmente integra a Diretoria Técnica da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, onde é responsável por análises, estudos de mercados de energia eólica (leilões de energia e mercado livre). Também atua como encarregada pelos grupos de trabalho técnico da ABEEólica com destaque para os de regulação, transmissão e harmônicos.

     
 

Herton Escobar


Jornalista, especializado na cobertura de Ciência e Meio Ambiente. É repórter do jornal O Estado de S. Paulo há quase 20 anos, com mais de 2 mil reportagens publicadas. Formado em jornalismo pela Western Michigan University, com formação complementar no MIT e na Universidade da Califórnia Berkeley.

 

                                 

 

Tema: Nexus: segurança hídrica, energética e alimentar

SNCT 2018, Brasília (DF),

18 de outubro 2018

Acesse a programação

Transmissão do Evento


 

Assista a gravação do evento de São Paulo (09/10)

Assista a gravação do evento de Belém (22/08)