Radar CT&I

Voltar

Geopolítica e processo decisório

Reunião técnica

Geopolítica e processo decisório

A pesquisadora Mariana Carpes realizou, no dia 11, apresentação em encontro no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A Reunião Técnica "Geopolítica e Processo Decisório" foi coordenada pela assessora técnica, Mayra Juruá, e contou com a parceria do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.

O debate teve como objetivo identificar os aspectos que interferem no processo decisório de um país. A pesquisadora Mariana Carpes destacou a importância do debate. “É preciso olhar para o sistema doméstico e o processo decisório para entender por que e como os Estados tomam decisões”, afirmou. O diretor do CGEE, Gerson Gomes, lembrou que a discussão sobre geopolítica é algo que deve estar no dia a dia quando se fala em desenvolvimento, não só comercial, mas estratégico.

O evento teve início com a exposição "Geopolítica e interesses domésticos: dimensões conceituais para a análise de processo decisório", realizada por Carpes. Em seguida, houve uma mesa redonda com a participação de convidados representantes do CGEE, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Defesa (MD), do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, do Instituto Pandiá Calógeras e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Para exemplificar a influência de elementos causais nas tomadas de decisão domésticas foi utilizada a tese de doutorado da professora Mariana Carpes. Ela realizou um estudo de caso sobre o processo decisório do Brasil, Índia e África do Sul no que diz respeito à área nuclear.

A palestrante ressaltou que o foco da análise não é só o processo decisório, mas os agentes decisores e como eles percebem a realidade, como nos casos do tempo e espaço, que alteram significativamente as opções de caminho e os resultados desse processo. A reunião servirá como subsídio para a atual pesquisa de Mariana, sobre política de inovação tecnológica para defesa e desenvolvimento nacional.